Texto por Colaborador: 02/02/2022 -

O diretor esportivo do Borussia Dortmund, Michael Zorc, alertou mais uma vez enfaticamente que a Bundesliga pode se tornar menos importante em uma comparação internacional devido às severas restrições da coroa.

"Temos essas restrições, atualmente estamos vivendo sem nenhuma renda real de espectadores", disse Zorc ao "kicker": "Os estádios estão significativamente mais cheios no exterior, o que cria desvantagens econômicas para os clubes alemães".

Se o BVB puder ganhar "até quatro milhões de euros a menos por jogo em casa", "isso se soma - especialmente porque já tivemos dois exercícios financeiros fortemente influenciados pela pandemia".

Zorc teme que a Bundesliga possa perder o contato. "Já tinha a impressão de que Inglaterra e Espanha estavam um pouco à frente nas competições europeias, só o Bayern de Munique poderia competir economicamente", disse o dirigente de 59 anos.

Zorc, diretor esportivo do BVB: "A maioria dos clubes não está indo bem"

Uma olhada na atual fase eliminatória da Liga dos Campeões mostra que a percepção de Zorc pode estar correta. Apenas o Bayern de Munique está representado lá da Bundesliga. Três equipes da Espanha chegaram às oitavas de final, juntamente com quatro clubes da Premier League inglesa.

Os clubes alemães, por outro lado, "sempre se definiram seguindo um caminho ligeiramente diferente, caracterizado pela solidez econômica", disse Zorc: "Mas agora a pandemia está atingindo o escritório. A maioria dos clubes atualmente não está indo bem economicamente, isso é um fato".

Na Alemanha, de acordo com a última decisão de quarta-feira, até 10.000 espectadores podem entrar no estádio no fim de semana. Na Inglaterra, por outro lado, as arenas estão cheias, na Espanha os estádios podem estar cheios até 75%.