Texto por Colaborador: Redação 28/11/2022 - 12:00

Enquanto a Copa do Mundo continua no Catar, o CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, sentou-se com a Sky Sport para discutir a turnê asiática do Borussia Dortmund, bem como Youssoufa Moukoko, entre outros tópicos quentes.

Com a Copa ocupando o centro do palco nas próximas semanas, os holofotes podem ter sido desviados do futebol de clubes, mas a roda continua a girar para os clubes de todo o mundo, não menos no que diz respeito ao Borussia Dortmund. O clube e muitos dos jogadores que não chegaram à Copa do Mundo se encontram no meio de uma turnê pela Ásia que tem sido uma maneira agitada para os jogadores e os responsáveis gastarem seu tempo.

O CEO do Borussia, Hans-Joachim Watzke, sentou-se com a Sky Sport para fornecer algumas informações sobre a turnê asiática, entre outros tópicos de interesse em torno do clube. Watzke, em particular, aproveitou o tempo para destacar a importância do mercado asiático para o clube, afirmando que: "Não fazemos nada há muito tempo, e estivemos nos EUA duas vezes antes disso. Então ficou claro que agora voltaríamos para a Ásia... É um dos principais mercados para nós."

A programação do BVB na Ásia deve levá-los por Cingapura, Malásia e Vietnã. A equipe já completou seu primeiro teste do tour ao vencer o clube de Cingapura Lion City Sailors por 7-2. Watzke também abordou as duas últimas derrotas do Dortmund na liga para Wolfsburg e Gladbach antes do intervalo. Ele tentou entender as derrotas, afirmando que uma série de fatores poderia estar em jogo: "Há várias razões. Tivemos muitos jogos. E depois, de todas as coisas, tivemos dois jogos fora de casa na última semana, onde foi perceptível em algum momento que as forças estavam enfraquecendo um pouco... Então você tem duas equipes fora, como Gladbach e Wolfsburg, ambos os quais são, em primeiro lugar, bons times, em segundo lugar, não tiveram nenhuma semana cheia o tempo todo e então chega a isso. Mas, ainda assim, deveríamos ter feito melhor. "

"Feito melhor" é certamente um eufemismo quando se trata dos resultados do Dortmund contra estas duas equipas, uma vez que foram jogos e pontos críticos que teriam permitido ao BVB acompanhar o ritmo das equipas no topo da tabela. Atualmente em 6º, o Dortmund está 9 pontos atrás do Bayern de Munique; um presságio muito ruim para quaisquer chances que eles possam ter tido de ganhar o título nesta temporada. Em termos de Moukoko, Watzke falou em termos brilhantes, sublinhando seu talento como um indicador claro de por que ele foi escolhido para este time da Alemanha para preencher a posição de atacante da seleção nacional; uma posição que até agora não teve um "herdeiro aparente" claro.

Watzke também observou que planeja ver Moukoko quando ele visitar Doha. Será uma visita que possivelmente terá algumas conotações sobre o seufuturo em Dortmund; um futuro que o próprio Moukoko disse que gostaria de concretizar dependendo do projeto que o clube tentará oferecer-lhe. Watzke também foi questionado sobre a posição do Dortmund sobre a situação atual de Sébastien Haller. Com o atacante ainda recebendo tratamento para o câncer, a questão de saber se o Dortmund entraria no mercado de transferências era inevitável. A resposta de Watzke era esperadamente vaga, mas inclinou-se para a inatividade, pelo menos na posição de atacante: "Ainda estamos em modo de análise, mas a fase de transferência está longe de estar aberta. Então, basicamente, eu não vejo isso acontecendo, mas só teremos que ver o que acontece nas próximas semanas. Muita coisa pode acontecer no futebol, mas na verdade temos jogadores ofensivos suficientes porque Bynoe-Gittens está voltando, Marco está voltando e então já temos nossas outras opções."

A notícia de que o BVB estará inativo na frente atacante não deve ser um choque; Youssoufa Moukoko cumpriu muito bem esse papel e há outros jogadores no plantel que podem beneficiar de um papel mais central no topo, nomeadamente Donyell Malen e Karim Adeyemi.

Há outras áreas em campo que se beneficiariam dos gastos, particularmente na defesa, caso o BVB optasse por reforçar o elenco. Os preparativos terão que começar em todas as frentes muito em breve, inclusive durante os amistosos da turnê asiática do Dortmund. Vencer os jogos, manter a forma física dos jogadores e observar possíveis mercados de transferências mais cedo são as melhores maneiras de garantir que o Dortmund tenha uma segunda metade da temporada mais bem-sucedida. (Via BVB Buzz)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram