O Borussia Dortmund definiu seu futuro nesta semana ao promover o disputado Mike Tullberg como novo treinador principal do time sub-23 a partir da próxima temporada. Agora, o atual técnico do sub-19, que também atuou interinamente no time principal após a saída de Nuri Sahin, revelou os motivos que o levaram a permanecer no BVB.
Enquanto o time da terceira divisão do Borussia Dortmund ainda luta contra o rebaixamento, já está definido quem comandará o sub-23 do BVB a partir da próxima temporada: Mike Tullberg! O dinamarquês será o sucessor de Jan Zimmermann, conforme recentemente confirmado pelo clube.
A diretoria do BVB conseguiu assim um pequeno triunfo, já que Tullberg havia sido intensamente cortejado no início do ano pelo Brann SK da Noruega, clube com chances de disputar a Champions League.
No entanto, a transferência fracassou na reta final e Tullberg permaneceu em Dortmund, sendo logo depois nomeado técnico interino da equipe principal por três jogos após a demissão de Nuri Sahin. Sob seu comando, o time conquistou duas vitórias e um empate.
Era esperado que Tullberg - além de sua atual função como treinador do sub-19 - buscasse o próximo passo em sua carreira. Porém, o Dortmund recentemente garantiu sua renovação até 2028, designando-o como técnico do sub-23.
Por que ele ficou no BVB para trabalhar com o time reserva em vez de seguir para uma liga de elite? Segundo Tullberg, houve uma mudança de pensamento, como revelou ao jornal "Ruhr Nachrichten". "Nos últimos seis meses, segui meu instinto", disse ele à publicação.
"Me sinto bem aqui. Tenho a sensação de que o clube combina comigo e eu combino com o clube", continuou o treinador de 39 anos, acrescentando: "Mesmo sendo um cara maluco."
De acordo com o "Ruhr Nachrichten", Tullberg foi convencido pelo grande apoio da diretoria do BVB, especialmente a valorização demonstrada pelo diretor esportivo Lars Ricken, que teria lisonjeado o treinador.
Ricken fez elogios substanciais a Tullberg durante o anúncio da renovação: "Estamos convencidos de que, com seu conhecimento e experiência, ele formará, desenvolverá e preparará da melhor maneira possível os jovens talentos do sub-23 para o nível profissional. Mike tem uma profunda identificação com o Borussia Dortmund e um histórico impressionante com nosso sub-19", declarou o diretor executivo de esportes.