O meio-campista do Borussia Dortmund e da seleção norte-americana, Gio Reyna, conversou com o comentarista de futebol da Bundesliga e Derek Rae sobre sua temporada mais recente e seus futuros objetivos com o clube.
Reyna viu muitos holofotes ao longo dos últimos meses. O jovem viveu tudo isso na temporada passada; A turbulência internacional, os gols de última hora pelo seu clube e os infelizes problemas de lesão fizeram com que tudo acontecesse.
Reyna, junto com o resto de seus companheiros de BVB, enfrentou a amarga realidade de perder a chance de conquistar o primeiro título da Bundesliga do clube desde 2012, em maio passado; uma experiência que certamente foi difícil de processar para Reyna, bem como para o resto de seus companheiros de equipe. Em entrevista ao comentarista da Bundesliga, Derek Rae, Reyna falou sobre como foi difícil o final da temporada, mas também afirmou que isso mostrou a ele e a seus companheiros de equipe que eles têm coragem de competir daqui para frente:
"O final da temporada foi difícil para todos ligados ao clube. Sabemos o quão perto estamos, e é tão decepcionante não conseguir fazer isso. A experiência ensinou-nos que temos potencial para ganhar troféus."
Potencial é algo que tanto o Dortmund, quanto Reyna em extensão, têm uma ampla oferta, isso é certo. Entrando na próxima temporada, será importante que tanto jogador quanto clube deem o próximo passo e realmente mostrem que esse potencial latente pode realmente render resultados.
Após a tentativa fracassada de título do Dortmund, Reyna foi para a seleção e pôde saborear a vitória na Liga das Nações da Concacaf, onde foi fundamental na vitória dos EUA por 2 a 0 sobre o Canadá. Reyna deu assistência para os dois gols e expôs seu conhecido talento, mostrando o quão bom ele pode ser se essas atuações acontecerem de forma consistente.
Na segunda metade da temporada com o Dortmund, muito do que vimos de Reyna foram aparições fora do banco, mas essas aparições se mostraram bastante eficazes, já que o jovem americano frequentemente provou ser um divisor de águas. Nos jogos contra Augsburg e Mainz, Reyna provou ser o catalisador que colocou o Dortmund em cima da linha ao marcar os gols da vitória. Foram estes golos que mantiveram o Dortmund na corrida pelo título e revelaram-se fundamentais para levar a corrida ao título para o fio na última jornada.
É claro que a maioria dos jogadores profissionais não sonha em ser subs de impacto, e com Reyna não é diferente. Apesar disso, os comentários de Reyna ressaltam que ele está disposto a trabalhar por seu lugar na equipe, ajudando em campo sempre que puder:
"Sou sobre o time e a torcida. O que aprendi é que sair do banco foi útil para a equipa ganhar e, às vezes, no final do jogo, abre-se um pouco. Vou me esforçar o máximo que puder para começar mais nesta temporada. Esse é o meu objetivo, com certeza."
Os comentários de Reyna também abordaram seu futuro no Dortmund, que o jovem americano vê firmemente em preto e amarelo:
"Não consigo pensar em um clube melhor para jogar. Tenho sorte que meu primeiro clube profissional também é um clube que tem a chance de ganhar a Bundesliga, Pokal e UCL. Não há como sair do Dortmund. É um clube de topo, por isso estou feliz aqui e posso jogar aqui para sempre."
Em um artigo anterior, discutimos por que o Dortmund não deve procurar uma saída prematura para Reyna, com o foco sendo que o clube deve dar ao jogador a chance de realmente florescer na próxima temporada se ele estiver realmente disposto a trabalhar para isso e aceitar sua função atual no clube. Sua propensão a sair do banco e ser um divisor de águas, juntamente com sua disposição para com o clube e vontade de comprometer seu futuro são razões suficientes para o clube colocar sua fé em sua capacidade de realmente utilizar o potencial latente para ser um jogador exemplar para o Borussia Dortmund, na verdade ajudando a guiá-los para o sucesso esportivo futuro, assim como ele fez para os EUA em nível internacional. (Via BVB Buzz)
26/11
15:00
Dínamo Zagreb x BVB: escalações, onde assistir e arbitragem
26/11
11:50
BVB viaja à Croácia para enfrentar o Dínamo Zagreb com Guirassy relacionado
26/11
11:30
Lars Ricken: "Meu desejo é desenvolver algo com pessoas que se identificam 100% com o clube"
26/11
00:59
Zorc de volta ao BVB
26/11
00:50
Filippo Mané hesita em renovar com o Dortmund e avalia propostas da Série A
26/11
00:05
Watzke fala sobre votação do patrocínio da Rheinmetall e seus 20 anos no BVB
25/11
12:59
Diretor esportivo do Borussia Dortmund confiante na vitória no clássico com o Bayern
25/11
10:12
Colônia mira jovens do BVB enquanto clube tenta evitar saídas gratuitas
25/11
10:07
Watzke critica excesso de cobranças ao Borussia Dortmund: "Não lutamos contra o rebaixamento"
25/11
09:57
Julian Brandt destaca evolução de Felix Nmecha no Borussia Dortmund
25/11
01:00
Confissão do chefe do BVB sobre Sebastian Kehl
25/11
00:15
Ricken explica: É por isso que Hummels teve que deixar o BVB
25/11
00:00
Membros do BVB votam contra acordo com Rheinmetall
24/11
15:04
Capitão do BVB com anúncio ao Bayern
24/11
14:59
“Jogo em casa, Sahin”? Aviso ao treinador do BVB
24/11
01:00
BVB preocupado com Guirassy: corrida contra o tempo antes de duelo contra o Zagreb
24/11
00:35
Reações dos jogadores: “A autoimagem está aí em casa”
24/11
00:25
Sahin é o primeiro treinador do BVB a começar com oito vitórias em casa