Texto por Colaborador: 09/02/2022 -

Devido à derrota por 2 a 5 contra o Bayer Leverkusen, o Borussia Dortmund está nove pontos atrás do Bayern, razão pela qual o campeonato parece improvável nesta temporada. No entanto, Marco Rose sabe que é preciso uma temporada quase impecável para bater o recorde dos atuais campeões - mas o treinador ainda sente grandes expectativas.

Em sua primeira temporada, Marco Rose sentiu o que significa treinar o Borussia Dortmund. O técnico de 45 anos não é apenas obrigado a desenvolver jogadores jovens e altamente talentosos, mas também a disputar títulos. Mas depois de perder a Liga dos Campeões e a Copa da Alemanha e dada a crescente diferença para o Bayern, o Borussia só tem a Liga Europa sobrando se um título for comemorado no final da temporada.

A longo prazo, Rose quer "trabalhar para garantir que possamos alcançar algo grande em algum momento", como disse o treinador do BVB ao Sport Bild. Mas ele e a equipe estão constantemente lutando contra as exigências do ambiente: "As expectativas cresceram incrivelmente altas aqui ao longo dos anos, você pode sentir uma enorme saudade de títulos. Ser o segundo na tabela não é mais suficiente. Ser eliminado nas copas - ruim! E às vezes mesmo uma vitória apertada não é suficiente."

Basicamente, Rose quer atender a essas demandas: "Se o Bayern estiver em boa forma, se não der muito como nesta temporada, você tem que jogar uma temporada perfeita para vencê-los. Claro, é exatamente isso que sempre enfrentaremos, porque buscamos o melhor como atletas. Essas são as exigências em Dortmund."

No entanto, é um erro falar constantemente de ambições e "nos compararmos permanentemente ou nos deixarmos guiar por comparações externas", enfatiza Rose, que está muito entusiasmada com a Liga Europa: "Queremos provar-nos internacionalmente. E seguir, essa é uma sensação incrível também nesta competição. É nosso dever aceitar a Liga Europa."

Resta saber se será suficiente para este título.