Texto por Colaborador: Redação 20/07/2022 - 12:01

O diagnóstico de Haller causou consternação no BVB. Futebol se tornou um assunto menor. O treinador Terzic ainda terá que pensar nisso em breve. À primeira vista, tudo parecia tão normal nesta terça-feira, Marco Reus e Felix Passlack andam juntos de bicicleta por Bad Ragaz, casas passadas, pontos de água, um hotel. O destino é o campo de futebol, que está esperando os jogadores do Dortmund do lado de fora. Aqui as bolas estão no chão, vários irrigadores de grama umedecem o chão, postes de slalom amarelo-vermelho são mais tarde para servir como obstáculos.

No entanto, o fato de que o mundo emocional ao redor do Borussia Dortmund tinha virado de cabeça para baixo na noite anterior pode ser visto, por exemplo, no fato de que os aplausos de repente saem da tenda de fitness antes do início do treinamento. Lá dentro, Raphael Guerreiro, Reus e Julian Brandt seguram uma camisa de Sebastien Haller, em torno da qual os jogadores, os treinadores, os treinadores, o diretor esportivo Sebastian Kehl se reúnem. Todos querem tirar uma foto para enviar a Haller um sinal de apoio.

Já na segunda-feira, o jovem de 28 anos teve que deixar a Suíça depois que um tumor testicular foi encontrado nele. "Estamos todos em estado de choque", disse o CEO Hans-Joachim Watzke à SID. "Nossos pensamentos estão com Sebastien e sua família. A coisa mais importante agora é que ele fica bem novamente.

Isso mostra a rapidez com que uma pessoa pode ser arrancada da vida cotidiana. No domingo, Haller estava na frente dos jornalistas, falando sobre o fato de ter planejado muito para sua nova tarefa no Borussia Dortmund. Um dia depois, no entanto, o atacante da Costa do Marfim reclamou de um mal-estar, que o departamento médico aproveitou como uma oportunidade para examiná-lo completamente. O tumor foi descoberto. Novas investigações são agora para diagnosticar se o câncer está presente.

A equipe soube do diagnóstico após o amistoso contra o Valencia (1:3), após retornar ao hotel, o técnico Edin Terzic informou os jogadores. Posteriormente, o clube publicou a notícia na noite de segunda-feira às 22h55. Haller já tinha viajado para Dortmund novamente neste momento.

O que acontece a seguir depende dos resultados de novas investigações. O foco é a saúde, mas é claro que o fracasso também abre uma lacuna nos esportes. Em Youssoufa Moukoko, 17 anos, há apenas um outro centroavante no elenco. "Não pensamos muito nas questões esportivas que essa perda implica", explica Edin Terzic. "Não sabemos exatamente quanto tempo será o tempo de inatividade. Vamos nos preparar para tudo."

Haller deve realmente desenvolver-se em um ponto fixo no setor ofensivo do BVB e substituir Erling Haaland. O Borussia transferiu 31 milhões de euros para o Ajax pelo atacante. Se um exame urológico havia ocorrido durante a verificação médica antes do compromisso no final de junho, o BVB deixou em aberto. No entanto, não é possível verificar tudo com um possível recém-chegado. Além disso, os estatutos da Liga Alemã de Futebol não preveem diagnósticos de câncer.

Na Bundesliga, recentemente houve vários casos de tumores testiculares. Há apenas uma semana, o Hertha anunciou que seu jogador ofensivo Marco Richter (24) não está disponível no treinamento por enquanto devido à remoção do tumor. No Union Berlin, Timo Baumgartl (26) espera um retorno. Em maio, ele havia sido submetido a uma cirurgia de câncer por causa de um tumor no testículo. Ele tinha toda a quimioterapia atrás dele, ele estava bem, embora seu cabelo tivesse caído, ele relatou. Ele escreveu para Haller no Instagram: "Você não está sozinho". (Via Waz)