Texto por Colaborador: 01/03/2022 -

Após o fim da Liga Europa e o decepcionante empate em 1 a 1 com o FC Augsburg, Lothar Matthäus levou o Borussia Dortmund a sério. O comentarista de TV espera um corte claro no BVB no verão.

"Gosto muito do Borussia Dortmund. É um grande clube com tudo o que você pode desejar como jogador de futebol e torcedor deste clube. Pessoas capazes na liderança. Alguns dos melhores torcedores do mundo e um estádio incrível. Mas muito mais sutilezas que não consigo pensar mais no momento", disse Matthäus em sua coluna na "Sky".

A única coisa que o BVB conseguiu nesta temporada foi "um triplo muito especial", disse o ex-craque de 60 anos: "O embaraçoso triplo da falência da taça".

Já é ruim o suficiente para Matthäus que você tenha sido eliminado miseravelmente de todas as competições europeias e nacionais, mas que você está satisfeito com o segundo lugar na Bundesliga atrás do FC Bayern, mas isso é difícil de entender para o ex-jogador de futebol. "Em 15° na tabela. O FC Augsburg fez mais pelo jogo do que os excelentes jogadores do Borussia Dortmund."

Para Matthäus está claro que um corte claro e limpo deve ser feito após a temporada. Se os dirigentes do BVB chegarem à conclusão na análise de que o técnico Marco Rose ainda é o certo, continua o comentarista de 60 anos, "então é preciso dizer adeus a quatro ou cinco jogadores".

Matthäus: Talvez um novo começo no BVB seja o melhor

Matthäus apenas cita dois nomes específicos e se pergunta: "As velhas estrelas Mats Hummels e Marco Reus estão realmente trazendo esta equipe para a frente ou você tem que dizer adeus a eles com respeito e decência?"

Porque para o especialista em TV está claro que um clube como o Borussia Dortmund - "com tantas oportunidades, tanto know-how e força econômica suficiente" - deve ter o direito de disputar o título ao longo de 34 rodadas.

De acordo com Matthäus, o fato de as estrelas não entregarem consistentemente suas atuações também se deve aos responsáveis. "Na minha opinião, os patrões pressionam muito pouco seus funcionários", afirmou. No Bayern, por outro lado, há atrito, o que leva a resultados frutíferos.

Matthäus está certo de que "o constante enchimento das estrelas altamente pagas do Dortmund e do treinador" não deve continuar. "Você tem que pensar em Reus, Hummels, o treinador e outros jogadores", enfatizou o especialista em TV, acrescentando: "Talvez um novo começo seja o melhor".