Matthäus elogia Kovac por mentalidade no BVB e critica gestão anterior de Sahin e desempenho de Gittens

Texto por Colaborador: Redação 13/05/2025 - 11:30

O comentarista da Sky e ex-jogador Lothar Matthäus destacou o trabalho de Niko Kovac à frente do Borussia Dortmund e apontou a transformação da equipe como peça-chave na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Em sua coluna, publicada nesta terça-feira, Matthäus valorizou o impacto do treinador croata desde sua chegada ao clube e não poupou críticas à fase anterior, comandada por Nuri Sahin.

“O treinador inalou nas estrelas do BVB a mentalidade de que você pode alcançar algo se acreditar em si mesmo, se concentrar e dar tudo para o sucesso como equipe”, escreveu Matthäus. Para ele, Kovac conseguiu “formar uma unidade de bons jogadores individuais que joga com coração e paixão”.

O campeão mundial também fez uma comparação direta entre Kovac e seu antecessor. “Não havia uma hierarquia clara com Sahin, isso é diferente com Kovac. Com Niko, todos sabem onde estão. Se você concordar com isso, terá todas as chances”, afirmou Matthäus, que complementou: “Caso contrário, Niko é experiente o suficiente para tirar as consequências”.

Como exemplo, o ex-meia citou Jamie Bynoe-Gittens. O jovem inglês, considerado uma das grandes promessas do elenco no início da temporada, perdeu espaço sob o comando de Kovac. “Ele não teria deixado Gittens de fora se sempre tivesse puxado corretamente”, apontou Matthäus, num recado direto ao jogador.

Apesar da situação do britânico, Matthäus confia que o Borussia Dortmund conseguirá alcançar a classificação para a Liga dos Campeões na última rodada da Bundesliga. “Estou convencido de que o BVB jogará na Liga dos Campeões no próximo ano. A equipe é estável e autoconfiante”, escreveu.

Ele também descartou a possibilidade de um novo “trauma” como o vivido na temporada 2022/23, quando o time perdeu o título alemão na última rodada ao empatar com o Mainz. “Não consigo imaginar o Dortmund passando por algo como há dois anos contra o Kiel, quando o BVB perdeu o campeonato para o Mainz na última rodada.”

O Dortmund chega à rodada final em quinto lugar, mas com chances reais de alcançar o G4. Após a vitória por 4 a 2 sobre o Bayer Leverkusen e os resultados da concorrência, a equipe de Kovac garante a vaga se vencer o Holstein Kiel por três gols de diferença — independentemente do resultado entre Eintracht Frankfurt e SC Freiburg.

“Se eles tivessem sucesso, teriam merecido porque nunca desistiram”, concluiu Matthäus.

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

493 pessoas já votaram