Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @_PedroDuartee
Coluna do Pedro - No último domingo, o ex-jogador aurinegro Kevin Großkreutz anunciou sua aposentadoria do futebol. Foram 176 atuações pelo Borussia Dortmund com dois títulos da Bundesliga, uma taça da Copa da Alemanha e duas Supercopas. O jogador de 32 anos ainda tem o título de campeão mundial de 2014 no currículo.
Kevin foi um dos símbolos da vitoriosa passagem de Jürgen Klopp pelo clube do Vale do Ruhr e era visto como um jogador- coringa. Sempre deixou a alma em campo e é homenageado até hoje pelos torcedores aurinegros. Se por um lado se encerrou a carreira vitoriosa de um jogador com grande passagem pelo clube, por outro o time vive um dos momentos mais complicados dos últimos anos.
É verdade que a equipe já esteve lutando contra o rebaixamento e que atualmente está em sétimo na Bundesliga, mas o que espanta é que não há como prever como será a partida seguinte, em relação à performance e à atitude dos jogadores. Seria normal pensar em uma derrota para o Leipzig fora de casa por conta da mudança no comando técnico e pelo momento vivido pelas duas equipes, mas mesmo assim os atletas treinados por Terzic venceram de maneira contundente o vice-líder. Com a vitória sobre o RB Leipzig, era de se esperar uma atuação tranquila e uma vitória fácil contra o Mainz no Signal Iduna Park, mas não foi o que aconteceu. O time sofreu contra um dos elencos mais fracos da competição e deixou de conquistar dois pontos importantes.
Veio a partida contra o Leverkusen e, com ela, a indefinição sobre qual seria a postura dos comandados por Terzic. O resultado? Desastroso. Uma equipe desorganizada, desligada em muitos momentos e com erros graves em bolas paradas. Contra o Gladbach, os mesmos problemas. Quando o time estava em um melhor momento dentro do jogo, tomava um gol bobo e nem as belas finalizações de Haaland salvaram o Dortmund.
A situação atual é preocupante. O time é apenas o sétimo na Bundesliga e já observa o Bayern abrir 13 pontos na liderança. O que agrava a situação é que a equipe não dá sinais de que irá melhorar o rendimento em breve. Todo jogo é uma surpresa. Não há como prever como entrarão em campo. Pode ser um dia muito inspirado como foi em Leipzig, ou partidas muito inconstantes, como contra Leverkusen e Gladbach.
A mudança de Terzic por Marco Rose ao final da temporada já parece certa. A questão é, qual o objetivo do Borussia Dortmund com Edin Terzic? O título parece ser um sonho impossível. A vaga para a Champions? Se contentar com a Liga Europa? Fato é que Terzic não arrumou os problemas causados por Lucien Favre e não parece nem perto de encontrar as soluções. Enquanto uma figura icônica, que traz uma nostalgia dos tempos vencedores do clube, se aposenta do futebol, os torcedores colocam as barbas de molho e aguardam uma recuperação na temporada.
Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @_PedroDuartee
23/11
00:45
Veredicto severo: o BVB de Nuri Sahin "prejudica a liga"
23/11
00:30
Youssoufa Moukoko pode acabar custando bem menos no próximo verão
23/11
00:00
Ryerson revela: É assim que a reversão da tendência deve ter sucesso no BVB
22/11
19:27
BVB visa estrela do Real Madrid
22/11
09:52
BVB x Freiburg: escalações, onde assistir e arbitragem
22/11
09:27
Anton fala sobre críticas após saída do Stuttgart: 'Prefiro manter distância das redes sociais'
22/11
09:16
Fatos sobre Borussia Dortmund x Freiburg: domínio dos auri-negros em casa
22/11
09:00
Hoeneß descarta Dortmund na briga pelo título: 'Só Leverkusen e Leipzig são concorrentes reais'
22/11
02:55
BVB: Anton apoia Sahin
22/11
02:23
Início difícil: Beier chega à conclusão provisória do BVB
22/11
02:21
Movimento explosivo: membros do BVB exigem uma posição clara contra Rheinmetall
21/11
18:18
Donyell Malen prepara despedida do BVB
21/11
10:59
Sahin celebra retornos e projeta confronto do Dortmund contra o Freiburg
21/11
09:04
Sahin adota cautela com Filippo Mané
21/11
09:00
Sem transferências de inverno para o Borussia Dortmund?
21/11
09:00
Torcedores do BVB pedem fim de parceria com empresa de armas
21/11
03:00
Sahin intrigado com o histórico horroroso do BVB
21/11
02:00
Oferta está disponível – Filippo Mané hesita em assinar