Texto por Colaborador: 05/06/2022 -

Erling Haaland partiu para o Manchester City; Edin Terzic substituiu Marco Rose como treinador, e ele tem novas contratações como Niklas Süle, Karim Adeyemi e muito mais. Como o Borussia Dortmund se alinhará na próxima temporada?

Como o Dortmund se alinhou sob o comando de Terzic da última vez?

Felizmente, Terzic já era treinador do Dortmund na temporada 2020/21, quando sucedeu Lucien Favre no banco de reservas e levou Die Schwarzgelben à qualificação da UEFA Champions League e à vitória na final da Taça da DFB sobre o RB Leipzig.

Terzic tentou tirar o Bayern de Munique no segundo Klassiker daquela campanha em março, jogando em um sistema de 3-4-2-1 - saiu pela culatra, com o BVB perdendo por 4-2 - mas em todos os outros jogos da liga o jovem treinador jogou 4 -2-3-1 ou similar, e parece um palpite justo que é uma formação que ele implementará mais uma vez.

Haaland foi o ponto focal do ataque naquela temporada, e sua primeira campanha completa na Bundesliga rendeu 27 gols em 27 partidas. Ele foi habilmente assistido por Jadon Sancho, que foi o criador-chefe no terço final antes de sua mudança para o Manchester United naquele verão.

Para seu imenso crédito, Raphael Guerreiro marcou apenas um gol a menos que o inglês da lateral-esquerda (10 x 11), enquanto a estrela nascente Gio Reyna teve sua melhor temporada até o momento, contribuindo com sete gols e oito assistências em todas as competições em a tenra idade de 18 anos.

Como o BVB se alinhou com Rose na última temporada?

O Dortmund de Marco Rose foi um animal um pouco diferente depois que Terzic subiu para facilitar a chegada do ex-técnico do Red Bull Salzburg do Borussia Mönchengladbach no verão passado.

Rose foi tão reativo quanto ativo em suas seleções de equipe, jogando uma defesa de três homens em 10 de seus 34 jogos da Bundesliga, com a maioria dos outros jogos lembrando um 4-3-3 ou 4-2-3-1. Um diamante no meio-campo era um tema comum, especialmente no início da temporada.

Marco Reus, sem lesões, foi uma alegria de se ver, o capitão do clube foi titular em 29 jogos da Bundesliga, seu maior número em nove temporadas no clube. Ele sucedeu Sancho como o principal assistente com 12 (além de marcar nove gols), seja jogando como um moderno, pressionando o número 10 ou alinhando para um lado de Haaland.

Jude Bellingham foi o jogador mais usado, enquanto isso. Invariavelmente parte de um pivô duplo sob Terzic - com qualquer um de Thomas Delaney, Axel Witsel ou Emre Can como companhia - ele recebeu uma licença maior no último período, e seu envolvimento com gols aumentou de acordo: um a cada 353 minutos em 20/21 para um a cada 190 isso.

Então, o que será diferente sob Terzic?

O primeiro ponto de diferença da primeira passagem de Terzic como treinador, e de fato da última temporada de Rose, será em termos de pessoal. Embora o Dortmund fique desapontado por perder Haaland, eles fizeram o negócio de transferências mais impressionante do verão até agora.

Os zagueiros da seleção alemã Niklas Süle e Nico Schlotterbeck foram contratados pelo Bayern e Freiburg, respectivamente, enquanto Karim Adeyemi - se não um substituto igual para Haaland - fez pelo menos 23 gols pelo Salzburg na última temporada, de um time predominantemente central posição marcante. Salih Özcan, do Colônia, é uma adição bem-vinda no meio-campo, especialmente com a saída de Witsel.

Özcan e Bellingham poderiam funcionar mais como pistões do que como pivôs, revezando-se para se juntar ao ataque, enquanto uma Reyna reajustada aumenta o embaraço de riquezas na linha atrás de um atacante, com Reus, Julian Brandt e Thorgan Hazard também disponíveis para chamar.

Süle e Schlotterbeck podem ocupar a defesa central da Alemanha por uma geração, sem falar na de Dortmund. O primeiro estava no percentil 99 de passes progressivos nesta temporada; o último no mesmo suporte para ações de criação a gol.

Pode haver um plano B?

Terzic poderia ter uma alternativa magnífica ao seu confiável 4-2-3-1 disponível para ele. No momento em que escrevo, o Dortmund não tem um substituto para Haaland na frente. Steffen Tigges tem uma estrutura semelhante, mas não o mesmo poder explosivo, enquanto Youssoufa Moukoko ainda está refinando seu ofício aos 17 anos e é um perfil diferente de atacante de qualquer maneira.

Uma frente fluida de três, digamos, Adeyemi, Reus e Reyna poderia causar estragos, e o novo clube de Haaland, Man City, acabou de vencer a Premier League inglesa sem um No.9 reconhecido. Um 3-4-3 também libera Guerriero e potencialmente Thomas Meunier no flanco oposto, permitindo que eles ataquem sem culpa.

Mas onde poderia realmente se destacar é na defesa, onde Mats Hummels continua sendo um dos melhores zagueiros do mundo com a bola nos pés, mas talvez, aos 33 anos, não mais sem ela. Com Süle e Schlotterbeck de cada lado dele, ele poderia encontrar seu alcance para aquela frente fluida, com a melhor apólice de seguro possível para a empresa.

O Dortmund pode não ter terminado as compras de verão, mas já parece bem equipado para dar ao Bayern uma corrida pelo seu dinheiro na Bundesliga na próxima temporada.

Fonte: Bundesliga.com

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram