Texto por Colaborador: 26/02/2022 -

O Borussia Dortmund também teve que se despedir da Liga Europa nesta quinta-feira, após a Liga dos Campeões e a Copa da Alemanha. Em todas as três competições, o BVB falhou vergonhosamente contra adversários que eles deveriam realmente ter sob controle. Para Stefan Effenberg, o fracasso começa com os supostos líderes. "O Dortmund chegou à realidade. E isso diz: é uma temporada absolutamente decepcionante em que a equipe não deu nada", escreve o ex-jogador em uma coluna para t-online.de.

"O elenco obviamente não está configurado para atender aos requisitos." Portanto, a direção do clube deve olhar atentamente para quais jogadores pode continuar no futuro. O BVB também não deve parar em grandes nomes. Especificamente, ele está preocupado com o capitão Marco Reus e o chefe de defesa Mats Hummels, cujos contratos atualmente expiram em 2023.

"Não é uma questão de ficar mais dois anos. E seria errado estender prematuramente seus contratos. O desempenho deve corresponder ao salário. Ambos devem primeiro provar que este é o caso", diz Effenberg. Nesse sentido, ele gostaria de um sinal do Dortmund de que o clube deve aguardar as negociações do contrato. Por causa da idade dos dois supostos lobos alfa, o BVB também pode pagar isso.

"Não é como se eles tivessem cinco grandes clubes na fila, como Erling Haaland", explica Effenberg. "O BVB pode e deve enviar uma mensagem imediatamente: primeiro vem o desempenho, depois o contrato. Porque depois desta temporada há algo para compensar". O especialista em TV vê a equipe como um dever, ele vê o técnico Marco Rose como o homem certo à margem ao fazer as pazes "100 por cento".