BVB.de / Oficial SiteEdin Terzic, ex-treinador do Borussia Dortmund e agora especialista da RTL, falou em entrevista exclusiva à RTL/ntv e sport.de sobre sua nova função na televisão e os planos para voltar à beira do campo.
No próximo domingo, ele estreia na transmissão das eliminatórias da Copa do Mundo entre Alemanha e Irlanda do Norte, trazendo sua experiência como comentarista. “Quero dar ao público a oportunidade de conhecer minha perspectiva como treinador. Não porque eu queira explicar a todos como o futebol funciona. Mas comunicar um ou dois pensamentos que você tem como treinador antes do jogo de forma aberta e honesta, sem ter que medir suas palavras”, explicou Terzic.
Após deixar o BVB no verão de 2024, o técnico de 42 anos aproveitou a pausa para se dedicar à família e ao aprimoramento profissional. “Foi extremamente importante para mim que eu usasse esse tempo para dizer ‘sim’ às pessoas que mais significam para mim, para minha família. Viajamos muito e olhamos para o mundo. Durante o tempo em que as crianças estavam na escola, eu estava ocupado me tornando um treinador melhor (...) Quando você diz ‘sim’ a um clube, significa dizer 1000 pequenos ‘nãos’ para seus amigos e familiares ao mesmo tempo. Gostei do fato de poder dizer ‘sim’ com bastante frequência.”
Sobre seu futuro, Terzic reforçou o desejo de voltar a treinar em breve: “Quero fazer algo que eu goste, onde eu tenha boas pessoas ao meu redor. Não posso responder o que e quando começa.” Ele acrescentou: “Quero e ficarei feliz em aplicar todas as ideias que pude desenvolver nos últimos doze meses. Quando e onde não é importante por enquanto. É importante que eu tenha um bom pressentimento sobre isso.”
Outras declarações de Terzic na entrevista:
Sobre novos nomes na seleção alemã, especialmente Nnamdi Collins: “É sempre bom que haja novos rostos. Estou particularmente feliz por Nnamdi, que pude experimentar como jogador juvenil, que fez um desvio pelo Eintracht Frankfurt. Mas ele ganhou tudo lá por meio de boas atuações para poder estar lá agora (...) Nnamdi sempre foi alguém que não apenas trouxe muito com ele, mas queria a todo custo. Ele sempre foi considerado um dos maiores talentos do nosso país.”
Sobre o grupo de qualificação para a Copa do Mundo: “Há um objetivo muito grande no próximo ano. E é claro que você quer se preparar para esse objetivo da melhor maneira possível. Isso significa que você passa bem pela qualificação e com segurança e, se possível, trabalha para chegar à Copa do Mundo o mais rápido possível. E acredito que as chances são extremamente boas de que eles também terminem este grupo como vencedores do grupo.”
Sobre sua primeira grande experiência com a seleção alemã: “A primeira grande experiência que associo à seleção nacional foi a Copa do Mundo de 1990. Eu tinha sete, quase oito anos e pela primeira vez você realmente experimentou o que o futebol realmente significa e a euforia que havia naquela época. (…) Quando se tratava dos duelos entre a Croácia, país natal da minha mãe, e a Alemanha em 1996 e 1998, sempre havia dois corações batendo no meu peito. Associo muitas emoções boas e ótimas à seleção alemã.”
Sobre mercado de transferências e qualidade da Bundesliga: “Se você olhar para o mercado de transferências, você não compete com doze ou quinze equipes, mas agora com 40, talvez 50 equipes. Não acho que tenhamos que nos esconder com qualidade. Você viu isso nas grandes competições – a Bundesliga e o futebol alemão. Isso não torna o mercado de transferências mais fácil. Mas o objetivo não é necessariamente jogar um contra o outro no mercado de transferências, mas no dia do jogo. Acredito que a Bundesliga tem uma boa chance lá.”
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea