Texto por Colaborador: Redação 14/10/2024 - 00:00

O ex-profissional da Bundesliga, Thomas Broich, começou a trabalhar como chefe da academia de juniores do Borussia Dortmund no verão. O profissional de 43 anos estabeleceu objetivos elevados no BVB.

Thomas Broich não esconde o quão alto é o nível de seu trabalho no Borussia Dortmund.

“Trata-se de encontrar e treinar alguém como o próximo Lars Ricken”, disse ele em entrevista ao “Ruhr Nachrichten”: “Uma figura de identificação, alguém da sua própria região que vai até o fim. Treiná-lo de tal forma que ele acabe sendo um jogador regular na Liga dos Campeões."

Thomas Broich provavelmente não escolheu Lars Ricken como exemplo por acaso: o homem agora de 48 anos, nascido em Dortmund e treinado no BVB, disputou 301 partidas da Bundesliga pelo Borussia ao longo de sua carreira de jogador e conquistou três títulos de campeonato. Em 1997, venceu a Liga dos Campeões com o preto e amarelo, Ricken marcou o gol dos sonhos para fazer o 3 a 1 contra a Juventus. Após sua carreira de jogador, Ricken permaneceu no BVB e foi chefe do centro de desempenho juvenil por dez anos antes de deixar o cargo para Thomas Broich e ser promovido a diretor-gerente de esportes.

Thomas Broich “impressionado” após primeiras impressões no BVB

Broich sabe que carreiras como a de Ricken são extremamente raras no BVB. No entanto, “no final” trata-se de estabelecer grandes objetivos. "Estou feliz por todos que acumulam minutos da Bundesliga em outro lugar. Mas estamos aqui todos os dias para trazer nossos meninos ao nosso estádio. E não como jogadores suplementares, mas, na melhor das hipóteses, como jogadores de alto desempenho", disse o veterano. Legionário australiano.

Ao treinar jovens jogadores, Broich quer se concentrar em encontrar soluções sob pressão. “Quanto mais pressão eu sinto na bola, melhor tenho que estar com a bola”, diz a lógica. Ao mesmo tempo, sob a sua liderança, o BVB ensina às crianças e aos jovens “que cometer erros não só é bom, mas também é importante e promove o desempenho”.

Entretanto, Thomas Broich ficou muito impressionado com as suas primeiras impressões no BVB-NLZ. “Eu estava preparado para o fato de que seria um processo mais longo. Para ser honesto, estou totalmente impressionado com a forma como as coisas estão atualmente”, disse o sucessor de Ricken.

 

via sport.de