Texto por Colaborador: 03/03/2022 -

O Borussia Dortmund está tirando consequências da atitude hesitante de Gerhard Schröder em lidar com a guerra agressiva do governante russo Vladimir Putin contra a Ucrânia.

Isso porque o clube retirou a adesão honorária de Schröder "com efeito imediato". "O presidente do clube, Dr. Reinhard Rauball, informou o ex-chanceler federal em uma conversa pessoal nesta manhã sobre uma decisão correspondente e unânime do Comitê Executivo", disse o clube na tarde de quarta-feira.

O motivo: "A assunção de cargos administrativos em empresas estatais russas por um membro honorário do BVB é inaceitável no contexto da guerra de agressão russa na Ucrânia e da grave violação associada ao direito internacional aplicável".

Hannover 96 planeja medidas contra Schröder

O Hannover 96, da segunda divisão, também está em ação contra o Schröder. De acordo com o anúncio do clube, a diretoria informou o ex-chanceler na quarta-feira que uma exclusão do clube estava sendo examinada contra ele.

A razão para isso, de acordo com o conselho de administração, é que "os valores do senhor Schröder, que obviamente contradizem os valores da associação, em relação às suas declarações públicas sobre a guerra de agressão russa contra a Ucrânia, sua posição atual no grupo russo Rosneft e a posição desejada no grupo russo Gazprom".

Foi pedido a Schröder uma declaração de curto prazo e que ele próprio verificasse "se os seus próprios valores ainda estão de acordo com os valores do clube", segundo o comunicado de 96.

Anteriormente, o chefe do 96, Martin Kind, parecia um pouco mais contido em "Sport1". "Não temos membros honorários", disse Kind e esclareceu: "O Sr. Schröder não é um membro, ele é um cliente e compra seu cartão normalmente."

O ex-chanceler tem "uma pousada com alguns amigos, que obviamente pode continuar a usar porque paga as suas vagas nesta equipe", explicou Kind. "Gerhard Schröder não é um problema para nós agora." Mas agora há aparentemente uma reviravolta por parte da administração da associação.

Apesar da invasão russa, o ex-chanceler ainda mantém seus cargos nos conselhos de várias empresas de energia russas, como a operadora de gasoduto Nord Stream e a gigante de energia Rosneft. Outro cargo no conselho de supervisão da Gazprom também está em perspectiva.

Hannover 96: Gerhard Schröder pode continuar a assistir aos jogos

O fato de o Hannover 96 não poder mais deixar Schröder entrar no estádio não está em debate para Kind. "Somos um estado constitucional com democracia e, claro, temos que observar as normas legais. O Sr. Schröder pode continuar a assistir aos jogos, não o proibimos de entrar", enfatizou o profissional do 96.

Enquanto isso, a Federação Alemã de Futebol também apresentou ao seu membro honorário um ultimato para renunciar a cargos em empresas estatais russas. Caso contrário, Schröder deve desistir de sua participação honorária na associação, disseram os presidentes interinos da DFB, Hans-Joachim Watzke e Rainer Koch.