Os dois clubes buscavam seu primeiro título mundial. Do lado europeu, o Borussia Dortmund, do craque Andreas Möller, do lado sul americano, o Cruzeiro de Belo Horizonte, que há vinte anos havia enfrentado o também alemão Bayern de Munique.
A grande diferença entre os times é que o Borussia havia mantido uma base de dois anos e tinha grande conjunto, enquanto o Cruzeiro, havia perdido o técnico Paulo Autuori, campeão da Libertadores, e contratado 3 jogadores para disputarem somente este jogo, o zagueiro Gonçalves e os atacantes Donizete e Bebeto.
Mas com um time com grandes jogadores como Júlio César, Andreas Möller e Stéphane Chapuisat, o clube auri-negro conseguiu o bicampeonato alemão (1995 e 1996) e a conquista da Liga dos Campeões da UEFA em 1997 (vencendo os atuais campeões mundiais da Juventus), torneio este que deu o direito de disputar o Campeonato Mundial daquele ano.
Deu Borussia Dortmund por 2 a 0, campeão mundial.
FOTOS:
{{Gallery:25}}
02.11.1997 - BORUSSIA DORTMUND 2x0 CRUZEIRO
BORUSSIA DORTMUND: Klos; Reuter, Feiersinger, Júlio César, Heinrich, Freund, Zorc (Kirovski), Paulo Souza, Andreas Möller, Herrlich, Chapuisat (Decheiver).
Técnico: Névio Scala.
CRUZEIRO: Dida; Vítor, João Carlos, Gonçalves, Elivélton, Fabinho, Ricardinho, Cleison, Palácios (Marcelo Ramos), Donizete, Bebeto.
Técnico: Nelsinho Baptista.
Gol: Zorc 35' (Borussia Dortmund) e Heinrich 84' (Borussia Dortmund)
Cartão vermelho: Vítor (Cruzeiro)
Estádio: Nacional, Tóquio JAP
Público pagante: 46.953
VÍDEOS: