Texto por Colaborador: Redação 04/09/2024 - 18:56

Quando a Bola de Ouro for entregue em 28 de outubro, o Borussia Dortmund poderá ter múltiplas esperanças de ganhar um prêmio. Porque o BVB foi indicado de várias maneiras em diversas categorias.

A Bola de Ouro é um dos prêmios mais importantes do futebol. O Borussia Dortmund deve estar satisfeito por ter sido indicado em três categorias na noite de quarta-feira para o prêmio, que será entregue no dia 28 de outubro no Theatre du Chatelet, em Paris.

Sendo a melhor “equipe masculina do ano”, o BVB está representado entre um total de cinco clubes pré-selecionados e está aqui ao lado do gigante espanhol Real Madrid, contra quem perdeu a final da Liga dos Campeões no final da temporada passada.

Também lá: o concorrente da Bundesliga, Bayer Leverkusen. O magistral Werkself, que permaneceu invicto no campeonato e na copa e só perdeu na final da Liga Europa, está indicado, assim como o campeão inglês Manchester City e o time surpresa da LaLiga FC Girona, que terminou a temporada 2023/24 em terceiro lugar .

Enquanto isso, entre os 30 melhores jogadores está Mats Hummels, cujas conquistas foram reconhecidas com a camisa do BVB.

Embora o zagueiro tenha assinado recentemente pela Roma, após o término do seu contrato em Dortmund, a base para a nomeação para a Bola de Ouro foi a temporada anterior, pelo que o jogador de 35 anos ainda pode ser listado como jogador do Borussia.

Uma pessoa que definitivamente ainda tem contrato com o BVB é Gregor Kobel. O goleiro do Dortmund ficou entre os dez melhores goleiros e, portanto, é elegível para o chamado “Troféu Yachine”. O suíço vencerá esta categoria?

A competição é grande. Entre os nomeados está o guarda-redes do Real, Andriy Lunin, cujas fortes exibições ajudaram os brancos a avançar para a final frente ao BVB e a garantir que o Real conseguisse festejar o campeonato da Liga.

Yann Sommer, colega suíço e antigo guarda-redes da Bundesliga (Gladbach, FC Bayern), também foi nomeado. Sommer agora joga pelo Inter de Milão.

A Bola de Ouro é concedida anualmente desde 1956 pela revista especializada "France Football", pertencente ao grupo de mídia francês Groupe Amaury. A UEFA tem co-organizado o prestigiado prémio desde este ano.

A Bola de Ouro não substitui a eleição mundial dos jogadores de futebol. Esta eleição continuará a ser organizada pela associação mundial FIFA. De 2010 a 2015, o futebolista mundial recebeu a Bola de Ouro através de uma cooperação entre a FIFA e a “France Football”.

 

via sport.de