Texto por Colaborador: Redação 20/08/2022 - 00:00

Timo Baumgartl, do 1. FC Union Berlin, que voltou a treinar, incentivou o recém-chegado do Dortmund, Sébastien Haller, que também tem câncer de testículo.

"Eu me ofereci para ajudá-lo de atleta competitivo a atleta competitivo. Foi bom para mim quando os outros me escreveram", disse o zagueiro Baumgartl no filme "Minha história" do "Sky Sport News", que foi transmitido na noite de sexta-feira.

O ex-atacante do Frankfurt Haller trocou o campeão holandês Ajax Amsterdam pelo BVB no final de julho por uma taxa de transferência de mais de 30 milhões de euros. Logo após a mudança, o diagnóstico de câncer testicular de Haller tornou-se conhecido. O marfinense passou por uma cirurgia e, como Baumgartl recentemente, precisa passar por quimioterapia. Haller estará ausente do BVB por vários meses.

"Eu vejo como um dever ajudá-lo lá"

"Claro que é uma situação difícil. Você vem para um clube do exterior, você ainda não se adaptou e então você tem um diagnóstico como esse. Eu também vejo como um dever ajudá-lo porque eu tenho passou pela mesma coisa", disse Baumgartl, que passou por uma cirurgia em maio e pode voltar a treinar com a equipe após a pausa obrigatória.

Haller já havia agradecido aos torcedores do Dortmund pelo grande apoio em uma mensagem em vídeo. Um tumor testicular também foi descoberto em Marco Richter do Hertha BSC em junho.

O jovem de 24 anos passou por cirurgia, mas não precisou passar por quimioterapia. Ele também está de volta aos treinos.

Todos os profissionais do sindicato para exame preventivo

Como reação ao diagnóstico de Baumgartl, todos os jogadores do 1. FC Union Berlin participaram de um check-up oferecido pelo clube. Os exames urológicos e radiológicos foram realizados na quinta-feira na Charité de Berlim.

"Um elogio vai para a equipe, que aceitou esta oferta sem exceção", disse o diretor-gerente Oliver Ruhnert. Este tipo de verificação não é prescrito nas investigações de rotina dos clubes da Bundesliga.

Via Sport.de