Texto por Colaborador: Redação 09/04/2025 - 18:00

Robert Lewandowski brilhou diante de seu ex-clube e marcou duas vezes na vitória avassaladora do Barcelona por 4 a 0 sobre o Borussia Dortmund, no Estadi Olímpic Lluis Companys, pela ida das quartas de final da UEFA Champions League. O resultado amplia a invencibilidade dos catalães para 23 jogos na temporada enquanto os auri-negros precisarão de um improvável milagre na volta para avançar de fase.

Niko Kovac teve que substituir três pilares: Nico Schlotterbeck (lesão no menisco), Marcel Sabitzer (lesão no joelho) e Pascal Groß, suspenso por cartão amarelo. Quatro dias após a vitória por 4 a 1 em Freiburg, Felix Nmecha e Serhou Guirassy substituíram Groß e Daniel Svensson (banco) na equipe. Em campo, a esquadra do Borussia só conseguiu impor esse ritmo na fase final do primeiro tempo.

A equipe comandada por Hansi Flick mostrou confiança desde os primeiros minutos. Lamine Yamal e Lewandowski levaram perigo logo no início, e não demorou para o Barça abrir o placar. Raphinha, artilheiro da atual edição da Champions, apareceu livre na segunda trave e completou para as redes, mesmo em posição limite de impedimento. O brasileiro ainda evitou que o jovem zagueiro Pau Cubarsí marcasse seu primeiro gol no torneio, desviando involuntariamente uma finalização do companheiro.

O Dortmund tentou responder: Carney Chukwuemeka teve um chute bloqueado por Cubarsí, e Serhou Guirassy mandou uma bola na rede pelo lado de fora antes do intervalo. Logo na volta do segundo tempo, Jamie Gittens quase empatou, mas foi Lewandowski quem roubou a cena. Após cruzamento de Yamal, Raphinha desviou de cabeça e o camisa 9 polonês empurrou para o gol, anotando o segundo do Barcelona. Foi o 28º gol de Lewa em 28 partidas contra o ex-clube.

Fermín López teve a chance de ampliar, mas desperdiçou. Porém, o terceiro gol viria logo depois, em um contra-ataque fulminante: Yamal deu um passe açucarado para Fermín, que serviu Lewandowski. Com categoria, o artilheiro finalizou de primeira, sem chances para o goleiro Gregor Kobel. Ainda houve tempo para mais: Raphinha deu assistência precisa para Yamal fechar a goleada com um belo gol.

A atuação dominante do Barça deve ecoar por toda a Europa, com Lewandowski roubando os holofotes ao alcançar uma marca histórica: ele é o primeiro jogador a marcar 10 gols em uma mesma edição da Champions por três clubes diferentes — Borussia Dortmund, Bayern de Munique e agora, Barcelona.

Já o Dortmund segue sem vencer o Barcelona na história da competição. Em seis confrontos, foram dois empates e quatro derrotas. A menos que aconteça um milagre no jogo da volta, os alemães estão com os dias contados na atual edição do torneio, encerrando o ciclo de uma temporada para se esquecer.

A partida de volta começará na próxima terça-feira, às 16h. no PARQUE SIGNAL IDUNA. Antes disso, o BVB enfrentará o Bayern de Munique pela Bundesliga no sábado.

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

333 pessoas já votaram