Como relatado pelo Bild, a falta de liderança no Borussia Dortmund agora é tema até mesmo entre árbitros alemães. O tabloide escreve: "Em conversas internas com árbitros, ouve-se: 'No Dortmund, sente-se em campo a ausência de liderança e personalidade. Não há mais jogadores que sirvam de referência, como Hummels costumava ser'."
Os aurinegros atravessam um momento difícil, com cinco derrotas nos últimos sete jogos da Bundesliga, ocupando apenas a 11ª posição na tabela. Poucos dias depois de uma convincente vitória por 3 a 0 no jogo de ida dos play-offs da Liga dos Campeões contra o Sporting, o BVB teve uma atuação preocupante na derrota por 2 a 0 no pequeno clássico contra o então lanterna Bochum, sem conseguir reagir após o gol precoce do adversário.
Como resultado, a discussão sobre a ausência de jogadores que assumam a responsabilidade voltou à tona. Atualmente, quase ninguém dentro do elenco parece disposto a exercer esse papel, segundo as críticas. O fato de nenhum jogador do Dortmund ter se manifestado na zona mista após a partida também foi mal visto.