O Borussia Dortmund está muito frustrado com o empate em 1-1 na visita ao VfL Bochum, o que significa um revés na briga pelo título com o Bayern. Várias cenas polêmicas decididas contra o BVB causaram revolta entre os responsáveis - em especial uma falta clara sobre Karim Adeyemi na área de Bochum.
Anthony Losilla não falou muito sobre o que a maioria das pessoas no estádio notou de qualquer maneira: "Para ser honesto, você pode reclamar. Sem dúvida", disse o capitão do VfL sobre a cena aos 65 minutos, quando o atacante do Bochum, Danilo Soares BVB, Karim Adeyemi caiu na grande área. Mas o árbitro Sascha Stegemann não deu o apito devido e o VAR também não interveio. O jogo continuou - para desgosto do Dortmund, que protestou massivamente. O capitão Marco Reus, que não havia entrado como reserva no momento, estava ao lado do gol do Bochum conversando com Stegemann. O técnico do Dortmund, Edin Terzic, bateu palmas na cabeça, conversou com o quarto árbitro Sören Storks e contatou Stegemann. Mas a decisão foi Stegemann não olhou para ele novamente. O jogo continuou em uma pontuação de 1:1.
Por não haver mais gols e no primeiro minuto de descontos ter acontecido mais uma cena polémica com a decisão frente ao Dortmund, a emoção ferveu nos alvinegros, que sentiram que a equipe de arbitragem lhes tinha roubado uma grande oportunidade no luta pelo título. Quando Stegemann também permitiu que uma mão de Erhan Masovic na grande área do VfL ficasse impune - embora houvesse argumentos contra porque o zagueiro do Bochum queria se apoiar com o braço - Terzic e o diretor esportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, acharam difícil se dar bem. O resultado: Terzic viu o amarelo - e Kehl construiu sua frustração primeiro em campo e depois na zona mista.
Três cenas principais
"Fomos autocríticos nas últimas semanas e nunca procuramos erros em outro lugar. Hoje, no entanto, devo dizer que o árbitro decidiu o jogo", disse o cartola de 43 anos e depois contou um desarme em além das duas cenas na grande área de Bochum entre Emre Can e o atacante do VfL Philipp Hofmann na frente do primeiro gol do Bochum aos cinco minutos. "Ele dá um empurrão nele. Quem jogou futebol sabe o que acontece quando você está no ar e é empurrado. Do jeito que o Emre cai, é uma jogada suja que acaba marcando. Ele tem que olhar um para o outro." Terzic também assumiu este ponto de vista: "Houve um empurrão claro de Hofmann. Doze segundos depois, o gol saiu".
"Hoje as coisas não correram bem"
Kehl e Terzic foram os mais revoltados com o pênalti que não foi marcado. Foi "atrevido" da parte de Stegemann não ver essa cena novamente, repreendeu Kehl e literalmente se convenceu de raiva: "Cinco dias antes do fim. Quando se trata da decisão absoluta, o campeonato alemão. Quando você está nessa situação Se você não usa o que tem disponível, não olhe, acho isso negligente, covarde e completamente errado." Ao todo, houve "muitas decisões erradas do árbitro". "Hoje", concluiu seu comentário sobre o árbitro, "as coisas não correram bem".
BVB não tem mais em suas próprias mãos
No entanto, o BVB não quis anular o título na noite de sexta-feira, apesar de saber que as decisões não estavam mais em suas mãos. Logo após o jogo, Terzic apontou quatro dedos na direção dos torcedores que viajavam com ele e assim deu a direção, que não mudou nem ao falar com a mídia. "Apesar de toda a decepção, apesar de toda a resistência, muitas vezes sentimos como as coisas podem mudar rapidamente nesta temporada", disse o técnico de 40 anos na coletiva de imprensa subsequente. "Não está mais em nossas mãos. Mas isso não significa que estamos desistindo. Faremos tudo o que pudermos para vencer na próxima semana." Kehl fez uma declaração semelhante, mas também admitiu: Em primeiro lugar, "temos que digerir hoje".
27/11
01:55
“É legal”: Kehl reage ao avanço do chefe do BVB
27/11
01:51
Matthäus alerta Bayern contra o “poderoso” BVB
27/11
00:00
É quanto Michael Zorc “ganha” no BVB
26/11
18:14
Nova contratação proeminente para o BVB?
26/11
15:00
Dínamo Zagreb x BVB: escalações, onde assistir e arbitragem
26/11
11:50
BVB viaja à Croácia para enfrentar o Dínamo Zagreb com Guirassy relacionado
26/11
11:30
Lars Ricken: "Meu desejo é desenvolver algo com pessoas que se identificam 100% com o clube"
26/11
00:59
Zorc de volta ao BVB
26/11
00:50
Filippo Mané hesita em renovar com o Dortmund e avalia propostas da Série A
26/11
00:05
Watzke fala sobre votação do patrocínio da Rheinmetall e seus 20 anos no BVB
25/11
12:59
Diretor esportivo do Borussia Dortmund confiante na vitória no clássico com o Bayern
25/11
10:12
Colônia mira jovens do BVB enquanto clube tenta evitar saídas gratuitas
25/11
10:07
Watzke critica excesso de cobranças ao Borussia Dortmund: "Não lutamos contra o rebaixamento"
25/11
09:57
Julian Brandt destaca evolução de Felix Nmecha no Borussia Dortmund
25/11
01:00
Confissão do chefe do BVB sobre Sebastian Kehl
25/11
00:15
Ricken explica: É por isso que Hummels teve que deixar o BVB
25/11
00:00
Membros do BVB votam contra acordo com Rheinmetall
24/11
15:04
Capitão do BVB com anúncio ao Bayern