Reprodução / InterviewO Borussia Dortmund está muito frustrado com o empate em 1-1 na visita ao VfL Bochum, o que significa um revés na briga pelo título com o Bayern. Várias cenas polêmicas decididas contra o BVB causaram revolta entre os responsáveis - em especial uma falta clara sobre Karim Adeyemi na área de Bochum.
Anthony Losilla não falou muito sobre o que a maioria das pessoas no estádio notou de qualquer maneira: "Para ser honesto, você pode reclamar. Sem dúvida", disse o capitão do VfL sobre a cena aos 65 minutos, quando o atacante do Bochum, Danilo Soares BVB, Karim Adeyemi caiu na grande área. Mas o árbitro Sascha Stegemann não deu o apito devido e o VAR também não interveio. O jogo continuou - para desgosto do Dortmund, que protestou massivamente. O capitão Marco Reus, que não havia entrado como reserva no momento, estava ao lado do gol do Bochum conversando com Stegemann. O técnico do Dortmund, Edin Terzic, bateu palmas na cabeça, conversou com o quarto árbitro Sören Storks e contatou Stegemann. Mas a decisão foi Stegemann não olhou para ele novamente. O jogo continuou em uma pontuação de 1:1.
Por não haver mais gols e no primeiro minuto de descontos ter acontecido mais uma cena polémica com a decisão frente ao Dortmund, a emoção ferveu nos alvinegros, que sentiram que a equipe de arbitragem lhes tinha roubado uma grande oportunidade no luta pelo título. Quando Stegemann também permitiu que uma mão de Erhan Masovic na grande área do VfL ficasse impune - embora houvesse argumentos contra porque o zagueiro do Bochum queria se apoiar com o braço - Terzic e o diretor esportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, acharam difícil se dar bem. O resultado: Terzic viu o amarelo - e Kehl construiu sua frustração primeiro em campo e depois na zona mista.
Três cenas principais
"Fomos autocríticos nas últimas semanas e nunca procuramos erros em outro lugar. Hoje, no entanto, devo dizer que o árbitro decidiu o jogo", disse o cartola de 43 anos e depois contou um desarme em além das duas cenas na grande área de Bochum entre Emre Can e o atacante do VfL Philipp Hofmann na frente do primeiro gol do Bochum aos cinco minutos. "Ele dá um empurrão nele. Quem jogou futebol sabe o que acontece quando você está no ar e é empurrado. Do jeito que o Emre cai, é uma jogada suja que acaba marcando. Ele tem que olhar um para o outro." Terzic também assumiu este ponto de vista: "Houve um empurrão claro de Hofmann. Doze segundos depois, o gol saiu".
"Hoje as coisas não correram bem"
Kehl e Terzic foram os mais revoltados com o pênalti que não foi marcado. Foi "atrevido" da parte de Stegemann não ver essa cena novamente, repreendeu Kehl e literalmente se convenceu de raiva: "Cinco dias antes do fim. Quando se trata da decisão absoluta, o campeonato alemão. Quando você está nessa situação Se você não usa o que tem disponível, não olhe, acho isso negligente, covarde e completamente errado." Ao todo, houve "muitas decisões erradas do árbitro". "Hoje", concluiu seu comentário sobre o árbitro, "as coisas não correram bem".
BVB não tem mais em suas próprias mãos
No entanto, o BVB não quis anular o título na noite de sexta-feira, apesar de saber que as decisões não estavam mais em suas mãos. Logo após o jogo, Terzic apontou quatro dedos na direção dos torcedores que viajavam com ele e assim deu a direção, que não mudou nem ao falar com a mídia. "Apesar de toda a decepção, apesar de toda a resistência, muitas vezes sentimos como as coisas podem mudar rapidamente nesta temporada", disse o técnico de 40 anos na coletiva de imprensa subsequente. "Não está mais em nossas mãos. Mas isso não significa que estamos desistindo. Faremos tudo o que pudermos para vencer na próxima semana." Kehl fez uma declaração semelhante, mas também admitiu: Em primeiro lugar, "temos que digerir hoje".
11/12
11:30
Kovac projeta duelo contra o Freiburg e diz esperar reação imediata do BVB
11/12
10:45
Kehl reage a críticas de Schlotterbeck e promete reavaliação interna no BVB
11/12
10:30
Arsenal monitora Ramaj e pressiona futuro do goleiro no BVB
11/12
10:16
Imprensa alemã critica empate do BVB com Bodø/Glimt e aponta clima pesado no elenco
11/12
05:50
Kovac se irrita com atuação do Dortmund após empate contra Bodø/Glimt
11/12
05:47
Schlotterbeck detona companheiros após empate frustrante na Liga dos Campeões
11/12
05:42
Dortmund perde dois defensores por lesão
11/12
04:00
Dortmund anuncia Marco Reus como embaixador do clube e ídolo pode renovar contrato nos EUA
10/12
19:00
Bodø/Glimt surpreende e arranca empate do Borussia Dortmund na Champions
10/12
18:30
Números de BVB 2x2 FK Bodo/Glimt - Champions League 25-26
10/12
11:00
“Ele me ajuda muito”: Chukwuemeka destaca apoio de companheiro no Borussia Dortmund
10/12
10:40
Ausência inesperada: Marcel Sabitzer fica fora do BVB contra o Bodö/Glimt
10/12
06:00
Situação de Fabio Silva no Borussia Dortmund segue indefinida
10/12
05:00
Cole Campbell pode ter destino definido em clube da Champions League
10/12
04:00
Empréstimo de jovem promessa do BVB enfrenta dificuldades
10/12
03:00
Kovac projeta confronto com o Bodø/Glimt e Brandt reforça clima de Champions
10/12
02:00
Técnico do Bodø/Glimt elogia o BVB e alerta: “Se não corrermos muito, não temos chance”
10/12
01:00
Barcelona esfria negociação por zagueiro do Borussia Dortmund