Texto por Colaborador: Redação 17/03/2024 - 15:33

O Borussia Dortmund recuperou o quarto lugar na tabela na noite de domingo. No final da 26ª jornada da Bundesliga, o BVB venceu o Eintracht Frankfurt por 3-1 (1-1) após um jogo difícil.

Diante de 81.365 espectadores no esgotado SIGNAL IDUNA PARK, Mario Götze puniu um erro defensivo para fazer o 0-1 (13º), mas Karim Adeyemi empatou após uma boa meia hora para um BVB superior, mas nem sempre sólido defensivamente, para fazer o 1-1. Só aos 81 minutos é que Mats Hummels fez o 2-1 e Emre Can converteu um pênalti nos acréscimos, em nova atuação sem brilho ou atributos, algo corriqueiro sob o comando de Terzic.

Agora a Bundesliga interrompe seus jogos em favor das seleções nacionais. O BVB continua no Sábado Santo (30 de março) com um jogo fora de casa contra o Bayern de Munique.

Nesta temporada, o que importa é a Europa para o Dortmund, mas as suas hipóteses de qualificação para a UEFA Champions League da próxima temporada foram prejudicadas, pois ficaram em desvantagem logo no início. Willian Pacho deu início ao jogo com um passe longo que passou Omar Marmoush para o gol e, embora o egípcio não tenha conseguido vencer Alexander Meyer na sua tentativa, o ex-jogador do Schwarzgelben, Mario Götze, esteve presente para marcar no canto. Momentos depois, Pacho voltou a estar no meio da confusão, balançando uma perna para desviar o remate de Niclas Füllkrug para fora da linha.

O Dortmund teve de ser paciente e não teve muita alegria imediata nas áreas avançadas, mas tendo em conta que marcou pelo menos dois gols em cada um dos últimos três jogos em casa no campeonato, nunca demoraria muito até ao empate. Donyell Malen fez com que Niels Nkounkou lutasse para acompanhar depois de derrubar a bola de Nico Schlotterbeck na direita, antes de deslizar pela frente do gol para Karim Adeyemi marcar. Quase valeu a pena novamente, mas uma bandeira de impedimento impediu que seu golpe fosse contabilizado.

As oportunidades pareciam muito mais escassas à medida que a segunda parte começava, mas o Frankfurt estava cada vez mais em vantagem, deixando os anfitriões dependentes do seu goleiro para se manterem em vantagem. Impedir a tentativa de Junior Dina Ebimbe de um ângulo apertado foi uma coisa, mas Meyer estava em sua melhor forma para atrapalhar o remate áspero de Marmoush. Inspirado por essa defesa, o Dortmund criou todo tipo de confusão na defesa do Frankfurt, culminando com a chegada da vantagem a pouco menos de 10 minutos do fim. Julian Brandt cobrou uma falta violenta para a área perfeita, dando a Hummels a oportunidade de cabecear no poste mais próximo.

Quando tudo começava a parecer um final nervoso para a equipe da casa, Jamie Bynoe-Gittens caiu na área sob desafio de Robin Koch e Emre Can tornou as coisas mais confortáveis ao converter de grande penalidade. Com um calendário extremamente difícil pela frente, incluindo enfrentar os três primeiros colocados da Bundesliga e o Atlético Madrid duas vezes, o Dortmund precisará subir de nível se quiser se manter à frente do RB Leipzig na corrida pela qualificação para a UCL.