Texto por Colaborador: Redação 28/01/2024 - 15:36

O Borussia Dortmund somou três vitórias em três desde a pausa de Inverno, com o primeiro hat-trick de Niclas Füllkrug em Preto e Amarelo a bater o Bochum no derby do Ruhr, em Signal Iduna Park, para colocar os anfitriões entre os quatro primeiros da Bundesliga.

Die Schwarzgelben teve um início de jogo perfeito quando, logo aos três minutos, Donyell Malen foi derrubado na área pelo goleiro do Bochum, Manuel Riemann. A cobrança de pênalti foi cobrada e despachada por Füllkrug, que mandou Riemann para o lado errado e chutou friamente para escanteio, marcando seu sétimo gol na temporada. No entanto, os homens de Edin Terzić não jogaram como gostaria e o Bochum sentiu o regresso ao jogo. Os Blues tiveram meias chances através do capitão Anthony Losilla e Christopher Antwi-Adjei, antes de Marcel Sabitzer ter uma cobrança de falta desviada para os auri-negros.

Depois de ter sido presenteado com o primeiro gol, o BVB retribuiu o favor aos visitantes de Thomas Letsch logo após o intervalo. O cruzamento rasteiro de Patrick Osterhage da esquerda foi dirigido a Moritz Broschinski, mas nunca o alcançou, já que Nico Schlotterbeck rematou para seu próprio gol, após confusão com o arqueiro Alexander Meyer.

Demorou até à hora de jogo para que ambas as equipes incomodassem realmente o goleiro adversário após o intervalo, e foi Moukoko quem obrigou Riemann a rematar para além do poste. Cinco minutos depois, a noite fraca de Nico Schlotterbeck continuou quando ele cedeu a posse de bola à entrada da sua própria área a Matúš Bero, mas antes que o internacional eslovaco pudesse rematar ou marcar para Antwi-Adjei, Ian Maatsen entrou com um desafio no momento perfeito para roubar a bola.

Com o Dortmund ligeiramente parado, Terzic foi para o banco e foi um dos seus suplentes que ajudou a criar o segundo para o Füllkrug. Jamie Bynoe-Gittens assumiu a defesa do Bochum antes de jogar em Sabitzer, e o cruzamento do austríaco acertou Füllkrug, que subiu mais alto para cabecear no canto em frente à delirante Parede Amarela. Isso forçou Bochum a arriscar tudo, e o substituto Moritz-Broni Kwarteng esteve perto do segundo empate quando encontrou espaço na área, mas seu chute foi desviado por Meyer.

No entanto, uma falta sobre Bynoe-Gittens de Cristian Gamboa no último minuto do tempo normal deu a Füllkrug uma segunda chance de pênalti e, assim como na primeira vez, ele despachou de 12 metros para completar seu hat-trick e selar a vitória para o anfitriões. Depois de não ter conseguido vencer os dois últimos jogos em casa antes do Natal, o Dortmund regressou às vitórias em casa e ficou a um ponto do terceiro classificado, Stuttgart, enquanto o Bochum permanece em 14º, seis à frente dos três últimos classificados.

BORUSSIA DORTMUND – VFL BOCHUM 3:1 (1:1)

Bor. Dortmund: Meyer - Meunier, Süle, Schlotterbeck, Maatsen - Özcan, Sabitzer - Malen (71. Bynoe-Gittens), Sancho (83. Hummels) - Moukoko (66. Reyna), Füllkrug VfL

Bochum: Riemann - Oermann (68 . Gamboa), Ordets (79. Loosli), Masovic, Wittek – Losilla (79. Paciência), Osterhage – Stöger – Bero, Broschinski (79. Hofmann), Antwi-Adjei (79. Kwarteng)

Gols: 1:0 Füllkrug (6º, pênalti, Riemann para Malen), 1:1 Schlotterbeck (45º, gol contra, Osterhage), 2:1 Füllkrug ( 72', Sabitzer), 3:1 Füllkrug (90'+1, pênalti, Gamboa para Bynoe-Gittens) Escanteios
: 8:4 (intervalo 5:2), proporção de chances: 6:4 (2:1)
Árbitro : Brand (Schwebheim), cartões amarelos: Malen – Riemann, Wittek, Gamboa
Público: 81.365 (esgotados), clima: ensolarado no início do jogo, 11 graus