Texto por Colaborador: Redação 19/03/2024 - 16:10

Sebastien Haller chegou ao Borussia Dortmund proveniente do Ajax no verão de 2022. Pouco depois, o atacante recebeu o diagnóstico de câncer testicular. Após o retorno, o marfinense se apresentou forte, mas se tornou um herói trágico na final do campeonato. Agora, em retrospecto, o jogador de 29 anos surpreende com uma declaração.

O BVB pagou cerca de 35 milhões de euros ao Ajax, mas inicialmente não conseguiu recorrer a Sebastien Haller. Imediatamente após sua chegada, o jogador de 29 anos foi diagnosticado com câncer testicular. Em declarações ao The Athletic, o costa-marfinense recorda: "Consultei o meu fisioterapeuta algumas vezes e tentámos coisas diferentes, mas a dor nunca passou. Quando eu estava em Dortmund, perguntei aos médicos se era possível fazer um ultrassom cardiográfico, eles viram algo que pressionava meu abdômen."

No dia seguinte, os médicos descobriram o tumor. Em 30 segundos, o médico disse que Haller precisava de cirurgia imediatamente. "A partir daí, eu sabia que era câncer. Essa é uma palavra forte e que assusta todo mundo, ninguém quer, mas quando você tem câncer, você sabe mais sobre isso", disse o profissional. Depois disso, ele passou por uma cirurgia para retirada do tumor e iniciou a quimioterapia. Em janeiro de 2022, ele fez sua primeira aparição competitiva pelo Borussia Dortmund na vitória por 4 a 3 sobre o Augsburg na Bundesliga.

Haller fez 21 jogos na competição, nove gols e cinco assistências até a última rodada. O BVB precisava de uma vitória contra Mainz 05 no final da temporada para coroar-se com o título do campeonato. Mas as coisas foram diferentes: o BVB não conseguiu ir além do empate por 2 a 2 e Haller perdeu um pênalti. Com isso, o troféu do campeonato mais uma vez foi para o Bayern, que venceu por 2 a 1.

"Essa foi a maior decepção que experimentei no futebol", disse Haller. "Era mais difícil aceitar do que a minha doença, porque eu podia influenciá-la. Eu não era apenas uma vítima, eu era um ator. Foi muito doloroso." Em momentos tão difíceis, perceber-se-ia "como você tem sorte de ter a família e os amigos ao seu redor", enfatiza Haller. "Se eu estivesse sozinho, provavelmente teria ficado escondido por uma semana e não me movido." Na atual temporada, o atacante marcou apenas dois gols após 14 jogos disputados. (Via Fussball.news)