Texto por Colaborador: Redação 11/05/2023 - 16:26

Donyell Malen tem estado em uma forma consistente que provavelmente se prestará ao holandês ter um futuro no clube além desta temporada. Com a corrida pelo título ainda bem viva nos últimos três jogos da temporada, o Borussia Dortmund seguiu em direção ao seu objetivo de ultrapassar o Bayern de Munique ao selar uma vitória enfática por 6 a 0 sobre o Wolfsburg para manter a diferença entre si e os líderes do campeonato em um ponto.

Embora os elogios certamente vão para Karim Adeyemi e Jude Bellingham por suas partes na vitória, um jogador em particular também fez tudo o que podia para permanecer uma ameaça de gol consistente para Die Schwarzgelben; um certo holandês chamado Donyell Malen.

Em um artigo escrito há pouco tempo, destaquei Malen como um candidato a possível venda no verão, a menos que o jogador pudesse manter uma sequência consistente de forma até o final da temporada. Malen, para seu crédito, absolutamente inverteu a narrativa quando se trata de consistência. Na verdade, ele tem sido uma das ameaças de gol mais potentes do clube nos últimos meses, marcando 7 gols e dando três assistências em seus últimos 7 jogos na Bundesliga, elevando seu total de temporada na liga para 8 gols e 4 assistências em 23 jogos. Além disso, a forma atual de Malen sugere que, embora esta temporada possa estar chegando ao fim, ele tem a capacidade de melhorar esses números na próxima temporada de forma bastante substancial.

Malen, como sabemos, sempre foi um jogador bastante enérgico. Mesmo nos jogos em que suas atuações pareciam abaixo do esperado, não se pode dizer que ele não tentou. Muitas vezes, a única coisa que faltava era o produto final, já que o internacional holandês colocava-se em boa posição para marcar, apenas para acertar um poste ou travessão. Felizmente para todos nós, seu caso de amor com o post parece estar no fim, e uma relação crescente entre o holandês e marcar gols parece estar florescendo.

Ao lado de Karim Adeyemi, Malen finalmente parece fazer sua casa escancarada para o Dortmund. Era uma posição que muitos, inclusive eu, achavam que não convinha a Malen. Como já foi mencionado anteriormente, as melhores atuações de Malen pelo ex-PSV Eindhoven vieram do holandês jogando em uma parceria de dois atacantes. Quando se juntou ao Dortmund no advento da venda de Jadon Sancho, foi um pouco intrigante que o Dortmund o tivesse apontado como um sucessor direto, mas um substituto no 11 inicial para o inglês que partiu.

O crédito deve ser dado a Edin Terzić e Sebastian Kehl, que continuaram a apoiar e insistir que Malen jogasse nesta posição porque acreditavam que a luva poderia se encaixar, e com essa sequência de forma eles foram vingados. Dito isso, no entanto, acho que o clube ainda deve procurar investir em um ala tradicional para que tenha mais opções em termos de montagem do time. O próprio Malen, apesar de mostrar ritmo e uma natureza direta ao seu jogo, ainda não é o típico ala que buscará alimentar o atacante predominante do clube – Sébastien Haller. O clube tem Jamie Bynoe-Gittens e Julien Duranville para ajudar a reforçar Adeyemi e Malen, mas dependendo de seu desenvolvimento (e status de lesão), eles ainda podem precisar trazer um jogador extra para ajudar a reforçar suas opções.

As atuações atuais de Malen certamente lhe renderam o direito de mostrar o que pode fazer a longo prazo pelo clube. No entanto, se a sua forma atual é algo a passar, acho que podemos esperar ver um jogador muito melhorado que, embora tenha demorado a se estabelecer, está pronto para ser uma parte importante do sucesso que o Dortmund buscará construir nos próximos anos. (Via BVB Buzz)