Texto por Colaborador: Redação 08/02/2024 - 15:00

O Borussia Dortmund teve uma série de jogadores nas categorias de base em muitos anos, com muito poucos deixando sua marca na equipe principal. Muitos têm lutado até mesmo para conseguir um lugar de rotação na equipe. Entre esses jogadores estava Luca Unbehaun.

Unbehaun se transferiu para Dortmund vindo do Bochum em 2016 e impressionou nas categorias de base, mas nunca chegou ao time principal. Ele, no entanto, disputou 59 jogos pelo time do Dortmund.

Desde que saiu em 2023 para ingressar na 3. O SC Verl, da Bundesliga, tornou-se o seu principal rematador. Antes da mudança, no entanto, o jogador disse em uma entrevista recente que sua passagem pelo Dortmund foi bastante instável, até mesmo no básico de seu regimento de treinamento:

"Nunca tive uma equipe permanente. Você treina com os profissionais durante a semana, participa do último treino no sub-23 às sextas-feiras e joga lá no fim de semana. Com o tempo, eu realmente não senti que pertencia a lugar nenhum."

Essa falta de permanência lançou dúvidas sobre as chances de Unbehaun fazer um avanço, o que foi confirmado durante a temporada 2021/2022, quando Gregor Kobel se lesionou. Apesar de ter sido questionado por vários companheiros se estava pronto para jogar, ele acabou não sendo escolhido para o jogo em questão, o que gerou decepção:

"... muitos na equipe me perguntaram antes se eu estava apto para o fim de semana. Erling Haaland disse, por exemplo, que não pede isso por diversão porque me certificou de estar em boa forma. Claro, ele não decidiu no final. Fiquei um pouco desapontado por uma decisão diferente ter sido tomada. Até porque ninguém falou comigo por que isso aconteceu."

Apesar da falta de tempo de jogo, Unbehaun assinou uma extensão de longo prazo em 2022 com o Dortmund, na esperança de que essa fosse a chance que ele precisava para chegar ao time principal. Tanto Roman Bürki quanto Marwin Hitz estavam de saída, o que sinalizou uma oportunidade para o jogador. Os movimentos do Dortmund no mercado de transferências para adicionar Marcel Lotka e Alexander Meyer fecharam isso e levaram o jogador a lamentar sua escolha de estender seu contrato:

"Olhando para trás, eu não deveria ter prorrogado. Tive uma fase forte e mostrei boas atuações na 3ª Liga. Esse provavelmente teria sido o momento certo para tentar algo diferente."

O futuro de Unbehaun no BVB claramente não era para ser, e talvez do ponto de vista do jogador, finalmente sair e se juntar ao SC Verl foi a jogada certa a longo prazo. Resta saber para onde sua carreira o levará, mas é claro que, pelo menos do ponto de vista pessoal, ele está na trajetória certa para ter uma carreira profissional com mais minutos em campo do que recebeu em seu ex-clube.

Do ponto de vista do desenvolvimento geral, a história de Unbehaun é apenas mais um conto que ressalta o quão pouco jogadores o Dortmund integrou desde as categorias de base até o time principal nos últimos dois anos. Isso deve ser algo que o Dortmund busca mudar com a próxima leva de jovens promissores que estão surgindo na academia do clube. (Via BV Buzz)