Que Alexander Zickler um dia acabasse como treinador adjunto no Borussia Dortmund é algo que ele provavelmente menos esperava. Por doze anos, ele foi um jogador ativo com o campeão alemão FC Bayern e comemorou sete títulos da Bundesliga com o time de Munique. Depois dos cargos de treinador-adjunto no FC Liefering, Red Bull Salzburg e Borussia Mönchengladbach, foi contratado pelo BVB este verão.
O ex-atacante do Bayern admitiu francamente que foi "uma sensação estranha" quando ele dirigiu para o estádio do Dortmund pela primeira vez em sua nova função como treinador-adjunto do BVB, há mais de um mês.
Em entrevista ao locutor do estádio de Dortmund, Norbert Dickel, no canal BVB no YouTube, ele acrescentou: "Isso nos fez querer mais e muita alegria".
Até agora, o profissional de 47 anos era conhecido principalmente pelo Borussia de Dortmund como um rival de longa data pelo campeonato alemão. Durante seu tempo ativo na Baviera, houve três campeonatos de Dortmund (1995, 1996, 2002).
Agora, como treinador adjunto de Marco Rose, Zickler quer dar a sua própria contribuição para que os vestefalianos possam reduzir a diferença desportiva face ao seu ex-clube.
“Já temos o nosso estilo. Queremos dar o máximo, devemos ser intenso. Devemos ser atraente para os espectadores. É preciso muita disposição para correr, comunicação e intensidade”, explicou Zickler sobre o tipo de futebol do novo treinador equipe do BVB quer jogar.
Além do treinador principal Rose e seu co-treinador Zickler, a equipe técnica também inclui René Maric como o segundo co-treinador. Como uma equipe, o trio trabalha extremamente bem, como o próprio Zickler enfatizou na entrevista: "É algo que cresceu juntos. É por isso que os passos para Gladbach e Dortmund foram juntos." Durante sua passagem de sucesso no Red Bull Salzburg entre 2017 e 2019, o doze vezes jogador nacional foi assistente de Rose.
Zickler deixou claro que estabeleceu grandes objetivos para si próprio com o BVB a médio prazo: “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir o nosso sucesso, que estejamos aqui por muito tempo e para vencermos. Os pré-requisitos estão aqui no topo ", disse o jogador da Bundesliga por 232 vezes, que aliás marcou quatro gols em 13 jogos oficiais contra o BVB em sua carreira ativa como centroavante.