Texto por Colaborador: Redação 25/06/2024 - 16:00

Após a segunda metade da temporada 2020/21, Edin Terzić pôde viver seu sonho e treinar o Borussia Dortmund nas últimas duas temporadas. O treinador de 41 anos quase coroou sua passagem com a conquista do campeonato e da Liga dos Campeões, mas o que resta são oportunidades perdidas e muitas críticas na temporada passada.

Nas redes sociais, parte da torcida do BVB se manifestou contra Terzić por meses, cuja substituição por Nuri Şahin já havia sido especulada em janeiro. "Sinto muito por Edin", disse Peter Hermann, que atuou como assistente técnico em Dortmund de julho a dezembro de 2022, no Sport1. "Se você olhar para ele, ele teve uma boa média de pontos altos. Estava a milímetros de ganhar o campeonato e a milímetros de ganhar a Liga dos Campeões."

Apesar do histórico de não ter tido sucesso, Terzić também foi considerado polêmico dentro da equipe, de acordo com relatos da mídia. A poucos dias da final da Liga dos Campeões, Mats Hummels fez com que as pessoas se sentassem e tomassem conhecimento com críticas claras à tática nas principais partidas. A Sky Sport chegou a noticiar depois que o zagueiro estava fazendo seu futuro depender de Terzić.

Embora ambos os jogadores tenham deixado o BVB, o eco da mídia ainda reverbera. "Aí eu falei: se fosse melhor você ter desistido antes, ninguém teria escrito sobre isso. Perde o jogo com azar e depois do jogo toda a gente diz: grande jogo e um dia depois começa o remate", disse Hermann neste contexto sobre a final perdida da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid (0-2) e sublinhou: "Não está tudo limpo. Edin não merece isso."

O Dortmund rescindiu o contrato de Terzić, que era válido até 2025. Ao contrário do verão de 2021, quando a transformação de treinador interino em diretor técnico foi concluída, ele está deixando o clube do coração de vez. Apesar dos rumores de interesse da Inglaterra nesse meio tempo, resta saber onde a jornada do ex-treinador continuará.

"Acho que ele definitivamente receberá ofertas suficientes", prevê Hermann, que faz as pessoas se sentarem e tomarem conhecimento com uma tese: "Talvez seja ainda melhor se você estiver em outro clube. Ele vem do Dortmund e costumava estar no canto do torcedor. É melhor se ele não se preocupar muito e não for muito emocional." No entanto, é "uma verdadeira vergonha" como Terzić e BVB se separaram.

(Via fussball.news)