Texto por Colaborador: Redação 18/09/2024 - 17:58

O técnico do Borussia Dortmund, Nuri Şahin, teve um início vitorioso como treinador na Liga dos Campeões da UEFA, com dois gols do substituto Jamie Bynoe-Gittens ajudando o BVB a vencer por 3 a 0 no Jan Breydel Stadion - e sua quinta partida consecutiva sem sofrer gols contra o Blauw-Zwart.

Tendo vencido apenas três dos 20 jogos anteriores em casa na UCL, o Brugge sempre esteve pronto para uma batalha difícil contra os segundos colocados da temporada passada. E um desafio íngreme quase se tornou quase vertical no quarto minuto, quando uma bola do flanco direito encontrou Donyell Malen no poste mais distante. Ele estava em dúvida se chutaria ou faria o cruzamento, mas um chute desviado passou a centímetros de distância, antes de Karim Adeyemi testar Simon Mignolet de longe logo depois.

E o Dortmund quase pagou caro pelo erro de Malen, já que uma defesa de escanteio malfeita fez a bola pingar em volta da área deles antes de Gregor Kobel ser forçado a uma defesa à queima-roupa do chute de Gustaf Nilsson, e Hugo Vetlesen sacudir o travessão apesar de estar a apenas três metros de distância. O Dortmund então retomou o controle do jogo, com Adeyemi sendo frustrado por Mignolet no primeiro poste, antes de Maxim De Cuyper cortar um passe promissor pela linha de fundo do principal encrenqueiro do Dortmund.

Após ter seu pênalti negado, Christos Tzolis estava mais determinado do que ninguém a causar impacto imediatamente após o intervalo – e quase o fez, cabeceando para fora após um cruzamento promissor de Joaquin Seys. Do outro lado, Marcel Sabitzer chutou rasteiro e apenas um pouco para fora de uma cobrança indireta de falta, aumentando as expectativas de um avanço iminente em uma noite de alta tensão no noroeste da Bélgica. Sentindo que uma estreia na linha lateral da UCL seria vencida, Şahin fez uma troca dupla, que incluiu Serhou Guirassy no lugar de Malen.

Mas o Brugge não se intimidou, e um contra-ataque rápido do Blauw-Zwart viu Andreas Skov Olsen cruzar para Vetlesen chutar rasteiro, forçando Kobel a fazer uma defesa com toda a força, apesar do norueguês não fazer as conexões mais limpas. Às vezes, a sorte está simplesmente do lado dos menos merecedores, e isso seria provado no minuto 78, quando a bola de Emre Can da ponta da área deu a Bynoe-Gittens na esquerda em um ângulo estreito. Ele chutou em direção ao gol, e um desvio em Brandon Mechele levou a bola para a rede para atordoar o Brugge.

Claramente não satisfeito apenas com isso, Bynoe-Gittens então venceu dois defensores com uma série de passes antes de chutar rasteiro no canto direito, garantindo que a nona temporada consecutiva de envolvimento do Dortmund na Champions começaria com uma vitória. Quanto ao Brugge, eles perderam seis de suas últimas 10 partidas em casa contra adversários alemães, com o resultado ainda mais doloroso por um pênalti de Guirassy nos últimos segundos - concedido depois que Mechele derrubar o próprio - e o guineense chutar no teto da rede de Mignolet para dar um tempero extra a uma noite em que a finalização superior acabou vencendo.

LIGA DOS CAMPEÕES DA UEFA, 1ª rodada
CLUB BRUGES – BORUSSIA DORTMUND 0:3 (0:0)

Club Brugge: Mignolet – Seys (71º Sabbe), Ordonez, Mechele, de Cuyper – Vetlesen (85º Vermant), Onyedika – Skov Olsen, Vanaken, Tzolis (85º Talb) – Nilsson (65º Jutglà)

Bor Dortmund: Kobel – Ryerson, Süle, Schlotterbeck, Bensebaini (59. Anton) – Can, Groß (68. Nmecha) – Sabitzer (68. Gittens), Brandt, Adeyemi (87. Couto) – Malen (59. Guirassy)

Banco: Jackers, Romero, Skóraś, Nielsen, Jashari – Meyer, Lotka, Duranville, Beier, Kabar, Azhil

Gols: 0:1 Gittens (76º, Can), 0:2 Gittens (86º, Nmecha), 0:3 Guirassy (90º, pênalti). , Mechele para Guirassy)