Texto por Colaborador: 26/11/2021 -

O Borussia Dortmund caiu na Liga dos Campeões. A eliminação inicial revelou implacavelmente que o elenco do BVB não cumpre os requisitos internacionais em termos de amplitude. Portanto, há alguns jogadores na equipe do técnico Marco Rose que atualmente são meros coadjuvantes.

Enquanto o Borussia Dortmund está apenas a um ponto do FC Bayern na Bundesliga, os jogadores negros e amarelos não têm hipóteses de avançar na Champions League. Com a recente derrota por 3-1 frente ao Sporting, a eliminação do Dortmund já está selada.

O BVB começou com duas vitórias na categoria rainha. Mas nas falências que se seguiram ao Ajax (0: 4, 1: 3) e em Lisboa (1: 3), o clube da Bundesliga apresentou-se vulnerável, sem imaginação e desfocado. O fraco desempenho também mostrou que há vários jogadores no elenco do BVB que não conseguiram atender às altas demandas do passado.

Uma matéria do sport.de propôs as decepções da equipe .

Reinier (19, emprestado até 2022)

O contrato de empréstimo entre o Borussia Dortmund e o Real Madrid pode agora ser descrito com segurança como um puro mal-entendido. Depois de o brasileiro já ter sido eliminado por Lucien Favre e Edin Terzic, o jovem de 19 anos também não desempenha um papel importante no comando de Marco Rose.

Na atual temporada, Reinier jogou apenas 231 minutos de jogo oficial pelo BVB. O escasso rendimento: zero gols, zero assistências. O meio-campista não parece estar bem envolvido no jogo com o Dortmund.

No duelo fora de casa frente ao Sporting, Reinier surpreendeu como titular, mas não conseguiu aproveitar a sua oportunidade de estágio. Nas próximas semanas, o campeão olímpico deve voltar a ficar em segundo plano. De acordo com relatos da mídia, mesmo a rescisão prematura do empréstimo não deve ser descartada.

"Ele pode ajudar a equipe com seu estilo de jogo, que teria sido urgentemente necessário em alguns jogos", disse o pai de Reinier, Mauro Brasília, à Spox e Goal no final de outubro. No BVB, no entanto, eles parecem ver isso de forma diferente.

Nico Schulz (28, contrato até 2024)

O lateral-esquerdo mudou-se do TSG Hoffenheim para o Borussia Dortmund por 25,5 milhões de euros no verão de 2019. Desde então, o ex-internacional não conseguiu justificar a alta taxa de transferência.

Nesse ínterim, Nico Schulz é apenas o backup de Raphael Guerreiro. Mesmo nesta função, o jogador de 28 anos está vacilante, como demonstrou a recente derrota em Lisboa.

Antes do 0: 1, Schulz cometeu um erro desagradável ao avaliar mal uma bola alta e, assim, dar ao oponente uma linha livre em direção ao gol. No intervalo, o lateral-esquerdo foi substituído pelo treinador do BVB, Rose.

"Não se pode cometer erros como esse na classe distrital", disse Michael Rummenigge, do ex-Dortmund, o jogador canhoto ao "kicker". Com Schulz e Reinier como titular, o BVB "infelizmente tem um problema de qualidade muito claro", disse Rummenigge. As ações da Schulz devem cair ainda mais após o jogo fraco em Lisboa.

Emre Can (27, contrato até 2024)

Emre Can veio ao Borussia Dortmund no inverno de 2020 com grandes elogios. Afinal, o natural de Frankfurt já havia adquirido o mais alto nível de experiência no Liverpool FC e na Juventus. Consequentemente, o BVB teve que transferir uns colossais 25 milhões de euros para Torino pelo jogador nacional.

Mas Can não tem representado um jogador de diferença até agora e ainda tem que lutar por sua vaga no time. Em sua posição favorita no meio-campo central, Axel Witsel e Jude Bellingham são considerados definidos. Portanto, pode muitas vezes atuar como um defensor substituto. Mas, neste papel, o ex-Munique não foi convincente.

Também prestou um péssimo serviço à sua equipe na amarga Liga dos Campeões. Após a sua substituição no intervalo, o profissional da DFB subiu ao adversário aos 74 'de forma totalmente desnecessária no tornozelo e viu o cartão vermelho, que pré-decidiu o jogo quando o resultado era 0: 2.

"É completamente desnecessário reagir assim", disse o diretor de esportes do Dortmund, Michael Zorc, referindo-se à cena. Não foi a primeira vez que Can perdeu a coragem em um duelo importante. Em seus primeiros dez jogos na categoria rainha pelo BVB, o meio-campista treinado viu duas vagas e também deveu dois pênaltis. Em vez disso, Can difunde a esperada força de liderança muito raramente.

Felix Passlack (23/2023) | Ansgar Knauff (19/2023) | Steffen Tigges (23/2024)

Os jovens jogadores do BVB ainda estão lutando com problemas de forma nesta temporada. Rose tem pouca utilidade para Felix Passlack e Ansgar Knauff nesta temporada e prefere jogadores mais experientes como Marius Wolf.

Steffen Tigges também passou recentemente para segundo plano, apesar da lesão de Erling Haaland. Embora o trio possa fornecer alívio na Bundesliga, não é (ainda) suficiente para tarefas mais elevadas.

Ao mesmo tempo, é claro: As fracas atuações na Champions League não podem ser atribuídas a Passlack, Knauff e Tigges.