Um dia após a derrota por 2-1 no terreno do RB Leipzig, o Borussia Dortmund procura pistas. Como poderia acontecer a merecida derrota do perseguidor? Em qualquer caso, os especialistas de TV já encontraram as respostas.
Para Stefan Effenberg, as decisões táticas de Marco Rose na defensiva ajudaram a evitar que o BVB tivesse acesso à ofensiva de Leipzig. "Ele cometeu erros táticos com a corrente de cinco atrás. Isso foi corrigido e mudou para quatro defensores", disse o especialista de 53 anos do "Sport1".
De acordo com Effenberg, os negros e amarelos "simplesmente não estavam no jogo" e "cometeram erros incríveis na estrutura do jogo. Erros simples que não deveriam acontecer".
Ele ficou surpreso com o fraco desempenho do BVB, continuoo, "porque recentemente estiveram muito estáveis, mas não fizeram o que podiam".
A aprovação de Effenberg só foi dada ao capitão do BVB, Marco Reus, que afirmou após o jogo que o BVB "não estava ao nível dos olhos" com o Leipzig, nomeadamente "em termos de agressividade e abertura de jogo". No geral, não foi suficiente, então Reus. "O que ele diz acerta o alvo", explicou Effenberg.
Effenberg não queria aceitar o fato de que a estrela cadente Erling Haaland estava desaparecida e com muita falta como a única desculpa.
"Sem Haaland, o BVB não tem chance de título"
"É claro que sempre podemos adicionar Haaland. Para mim é claro: sem Haaland, o Dortmund não terá a chance de disputar o título. Se eles jogarem como fizeram contra o Leipzig, não vai funcionar", disse a TV o veredicto devastador, que acrescentou: "Só podemos esperar que os lesionados de longa data voltem".
Lothar Matthäus também participou do "Sky90". "É claro que faltaram muitos jogadores importantes em Dortmund, mas ainda havia jogadores em campo que mostraram nos últimos anos que podem jogar em alto nível com boas equipes", disse o ex-jogador nacional recorde da DFB, não permitindo desculpas.
"Mesmo que Thorgan Hazard não jogasse na posição que estava acostumado [para ele no BVB], ele sabe disso pela seleção belga. Portanto, não há desculpas. O Dortmund simplesmente fez um péssimo trabalho no geral", disse Matthäus.
O especialista em ARD Almuth Schult, goleiro do VfL Wolfsburg, também criticou a equipe de Dortmund. "Julian Brandt disse que o BVB era ruim com a bola. Mas eles também eram ruins sem a bola. Talvez você tenha que mudar sua percepção", disse Schult no "Sport1". Sua recomendação: "Tem que bater às vezes."