A equipe do Borussia Dortmund realizou uma entrevista com os amigos auri-negros de Portugal, da página - Borussia Dortmund Fãs Portugueses - para saber curiosidades, o contexto e a realidade dos torcedores do BVB que vivem em Portugal. Confira!
1- O que esperam (qual a expectativa) do BVB para esta temporada / época?
R: A nossa expectativa para esta temporada? O Vice, é claro! (Risos), mas deixando o humor á parte, as nossas expectativas para esta temporada são quase isso, não são expectativas boas nem más, achamos que o nosso BVB é uma equipa forte mas também sentimos que ainda há muito que trabalhar na equipa. Posso dizer que esperamos a “normalidade” que temos vivido nas últimas épocas, não querendo estar a comprometer-me. O bom seria o BVB ganhar o máximo que conseguisse, mas isso é uma coisa que só o tempo nos dirá, pois no futebol tudo pode acontecer.
2 - Como receberam a polémica volta de Gotze e das contratações do clube?
R: Aqui em Portugal, o regresso de Gotze foi recebido sem qualquer polemica, pelo menos no que toca á maior parte da população portuguesa pois aqui, o adepto (torcedor) português não sente o futebol estrageiro da mesma forma que sente o futebol da liga portuguesa, em Portugal vive-se muito o futebol dos três grandes: Benfica, Sporting e Porto, deixando-se o futebol estrangeiro um pouco de lado, o que faz com que os torcedores portugueses olhem de uma forma muito racional para assuntos como por exemplo esta volta de Gotze, em todo o lado, só vi comentários positivos sobre o seu regresso, dizendo que era um otimo jogador e que esta seria uma excelente oportunidade para ele voltar a afirmar-se numa equipa. Pessoalmente, como verdadeiro adepto do BVB, o cenário é diferente, eu recebi esta noticia com alguma raiva e revolta, tudo bem que foi bom ele ter regressado a casa (BVB) mas sinto-me ainda alguma dor por aquilo que ele fez no passado. Relativamente ás outras contratações do clube acho que o clube conseguiu fazer bons negócios e estou confiante de que os gastos com as transferências se repercutam a nível desportivo.
3- Como chega o Sporting para esta Champions?
R: O Sporting neste momento encontra-se a lutar com o Porto pelo 2º lugar da liga, é uma das equipas portuguesas mais fortes e apesar de a considerar não tão forte o BVB acredito que pode vir a dar bastante trabalho, o facto de jogar como não favorito pode vir a ser uma vantagem já para não falar que têm o melhor treinador em Portugal, Jorge Jesus. Prevejo dois jogos difíceis com o Sporting, eles vão querer ganhar pois vão lutar pelo 2º lugar do grupo com o BVB uma vez que é muito provável que o Real Madrid acabe em 1º.
4 - Como são os torcedores do BVB em Portugal?
R: Em Portugal, como já referido numa das perguntas anteriores, dá-se muito mais atenção ás equipas nacionais, principalmente ao Benfica, Porto e Sporting do que se dá ás equipas estrangeiras como o BVB, portanto, poderá dizer –se que em Portugal não existem torcedores do BVB propriamente ditos, existem sim torcedores do Benfica/Porto/Sporting que gostam do BVB mas nada mais que isso, basicamente, em Portugal lida-se com as equipas nacionais com o coração e com as estrangeiras com a cabeça e isso faz toda a diferença. Claro que isto acontece com a maior parte da população portuguesa, a excepção sou eu e o administrador principal da página (risos). Não tenho outro clube para alem do BVB, que amo do fundo do coração, muitas vezes quando me perguntam qual é o meu clube e eu digo o BVB as pessoas acham estranho e perguntam logo se sou de algum clube português porque torcer para um clube estrangeiro é muito invulgar em Portugal. Relativamente ás reuniões de torcedores, não, nunca nos reuni-mos mas esperemos que num futuro próximo o possamos fazer.
5 - Pretendem ver o time no estádio do Sporting?
R: Embora gostasse muito, não o vou poder fazer.
6 - Longe do Brasil, os amigos de Portugal conhecem ou já tomaram conhecimento do fanatismo dos brasileiros pelo BVB?
R: Aqui em Portugal a maior parte dos portugueses desconhecem esse facto, talvez porque nos encontremos algo distantes relativamente ao futebol, eu pessoalmente conheço esse fanatismo pelo BVB e acho bastante engraçado, vocês amam mesmo o clube e eu gosto disso. Ao contrario o que acontece em Portugal que só se tem fanatismo para as equipas nacionais, no Brasil ninguém se importa se o clube é nacional ou não, os brasileiros gostam do clube e pronto e eu identifico-me com isso porque é também o que eu sinto, não quero saber se o BVB não é nacional, amo o clube e pronto (risos).
7 - Gostaria de deixar uma mensagem para todos os auri-negros?
R: O que eu quero dizer é que nunca deixem de torcer para este maravilhoso clube, eu sinto-me com sorte e tenho muito orgulho em torcer para o BVB que é tudo para mim, e todos os auri-negros têm a obrigação de sentir o mesmo. Por este mundo fora estamos todos unidos ao BVB que nos liga pelo coração, e quando assim estamos unidos estamos para tudo, ganhamos juntos, perdemos juntos, sofremos juntos, festejamos juntos. É esta união que nunca se deverá quebrar dê por onde der. Uma vez auri-negro, para sempre auri-negro, sigam os vossos sonhos espalhando o preto e amarelo pelo mundo, sejam felizes e vivam o futebol com esse amor e fanatismo que todos temos pois não é á toa que somos os melhores adeptos do mundo, desejo-vos muitas felicidades. Echte Liebe.
A equipe do Borussia Dortmund Brasil agradece a participação dos amigos portugueses!
26/11
15:00
Dínamo Zagreb x BVB: escalações, onde assistir e arbitragem
26/11
11:50
BVB viaja à Croácia para enfrentar o Dínamo Zagreb com Guirassy relacionado
26/11
11:30
Lars Ricken: "Meu desejo é desenvolver algo com pessoas que se identificam 100% com o clube"
26/11
00:59
Zorc de volta ao BVB
26/11
00:50
Filippo Mané hesita em renovar com o Dortmund e avalia propostas da Série A
26/11
00:05
Watzke fala sobre votação do patrocínio da Rheinmetall e seus 20 anos no BVB
25/11
12:59
Diretor esportivo do Borussia Dortmund confiante na vitória no clássico com o Bayern
25/11
10:12
Colônia mira jovens do BVB enquanto clube tenta evitar saídas gratuitas
25/11
10:07
Watzke critica excesso de cobranças ao Borussia Dortmund: "Não lutamos contra o rebaixamento"
25/11
09:57
Julian Brandt destaca evolução de Felix Nmecha no Borussia Dortmund
25/11
01:00
Confissão do chefe do BVB sobre Sebastian Kehl
25/11
00:15
Ricken explica: É por isso que Hummels teve que deixar o BVB
25/11
00:00
Membros do BVB votam contra acordo com Rheinmetall
24/11
15:04
Capitão do BVB com anúncio ao Bayern
24/11
14:59
“Jogo em casa, Sahin”? Aviso ao treinador do BVB
24/11
01:00
BVB preocupado com Guirassy: corrida contra o tempo antes de duelo contra o Zagreb
24/11
00:35
Reações dos jogadores: “A autoimagem está aí em casa”
24/11
00:25
Sahin é o primeiro treinador do BVB a começar com oito vitórias em casa