Texto por Colaborador: Redação 24/08/2022 - 02:58

Depois de entrar como substituto contra o Werder Bremen, Emre Can se torna o rosto do colapso total do Borussia Dortmund. Não são apenas os fãs críticos que se perguntam: o jogador nacional, que já foi comprometido como estabilizador, é o próximo túmulo de um milhão de dólares do BVB?

Emre Can já estava afastado aos 18 minutos de sábado: muito mais cedo do que o esperado, o jogador de 28 anos recebeu uma chance de liberdade condicional no meio-campo defensivo do técnico Edin Terzic depois que o anteriormente conspícuo Mahmoud Dahoud teve que deixar o campo devido a prejuízo.

O fato de algumas vaias serem ouvidss quando Can deu seus primeiros passos em campo mostra imediatamente o quão difícil é o polivalente defensivo para muitos torcedores do BVB. No entanto, o nativo de Frankfurt não conseguiu reunir argumentos que pudessem melhorar o relacionamento tenso naquela tarde memorável.

Pelo contrário: Can sempre chegou tarde demais nos duelos, perdeu bolas no jogo de preparação e depois sofreu faltas inutilmente. Não é de admirar que Bremen rapidamente tenha identificado o seis como um ponto fraco e pressionado deliberadamente quando ele estava usando o equipamento de jogo.

Com todos os três gols, que caíram em apenas sete minutos, o ex-vencedor da medalha de ouro Fritz Walter parecia muito ruim, o "Kicker" deu a nota desastrosa de 5,5. Nenhum outro profissional foi avaliado pior.

Críticas duras ao profissional do BVB Can: "Um desastre"

Os críticos de Can finalmente se sentiram confirmados em sua avaliação de que o ex-jogador do Liverpool e da Juventus não valia a taxa de transferência de 25 milhões de euros paga em 2020.

No Twitter, houve perplexidade sobre a decisão do técnico Terzic de substituir o pé direito e deixar o recém-chegado Salih Özcan ficar no banco.

"Como você pode trazer Can em vez de Özcan é um mistério para mim", escreveu um usuário, outro chamou Özcan de "vencedor do jogo do ponto de vista do BVB".

Ex-profissionais proeminentes concordaram com eles. "O comportamento defensivo de Can é um desastre", disse o especialista em TV Stefan Effenberg no "passe duplo Sport1".

A lenda do treinador Friedhelm Funkel fez uma avaliação semelhante no programa "Sky90": Quando estava 2 a 2, senti falta da fisicalidade para evitar isso. Emre Can apenas observa enquanto o Bremen cabeceia a bola para o gol. Você tem que mostrar fisicalidade".

BVB: Azar com lesões e mudança de posição não ajudaram Can

Enquanto muito vapor é solto na rede, Can goza da confiança de seus superiores - pelo menos por enquanto. No entanto, o chefe do clube Hans-Joachim Watzke, o diretor esportivo Sebastien Kehl and Co. deveriam ter secretamente esperado mais ao contratar o caro jogador da seleção internacional da DFB.

Você tem que dar crédito a Can por ter sido empurrado para frente e para trás pelos treinadores desde sua chegada em Dortmund. Às vezes, o jogador de 28 anos foi autorizado a jogar no meio-campo defensivo, outras vezes ele ajudou na defesa central e, ocasionalmente, serviu como um prego de emergência no flanco. É difícil desenvolver um ritmo assim.

Soma-se a isso o enorme azar de Can com lesões, o que o atrasou regularmente, especialmente na temporada anterior. E, no entanto, algumas das críticas à antifração não parecem completamente do nada.

A acusação: Mais uma vez, o Borussia Dortmund investiu muitos milhões em um internacional alemão que posteriormente não conseguiu impressionar, ou apenas raramente.

Os vestfalianos já estavam completamente errados com André Schürrle (30 milhões de euros) e Nico Schulz (25,5 milhões de euros). E Julian Brandt (25 milhões de euros) apenas esporadicamente continuou suas performances dos dias de Leverkusen.

Como o documento de trabalho de Can no BVB ainda é válido até 2024 e ele é um dos que mais ganham no elenco, com um salário anual de cerca de 8,5 milhões de euros, uma saída no dia do prazo é quase impossível. Especialmente desde que Terzic e Co. sempre apoiaram o polivalente repreendido para o mundo exterior.

No entanto, deve ser difícil para Can, nas próximas semanas, iniciar as missões XI. Jude Bellingham e Mahmoud Dahoud são atualmente inevitáveis, e Salih Özcan já está arrastando seus cascos em segundo plano.

Can terá, portanto, que se oferecer através do treinamento para recuperar a autoconfiança que foi em grande parte perdida. Mentalidade, poder e perigo de gol usado para distingui-lo, isso foi nos últimos meses

Via Heiko Lütkehus / Sport.de

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

174 pessoas já votaram