Texto por Colaborador: Redação 05/07/2023 - 02:00

A preparação para os profissionais do Borussia Dortmund começa nesta quarta-feira (5). Já está claro: Haverá algumas mudanças em relação à temporada anterior - em termos de pessoal e dentro da equipe.

O BVB recentemente adicionou Felix Nmecha à página de acesso. A transferência de Ramy Bensebaini foi anunciada logo após o final da temporada. Já são oito jogadores do lado de saída. Os contratos de Raphael Guerreiro, Mahmoud Dahoud, Anthony Modeste, Felix Passlack e Luca Unbehaun expiraram no verão de 2023. Além disso, Tom Rothe foi emprestado ao Holstein Kiel e Ansgar Knauff foi vendido ao Eintracht Frankfurt.

A transferência mais drástica foi provavelmente a de Jude Bellingham para o Real Madrid – afinal, o BVB recebeu 103 milhões de euros em bônus exclusivos pela venda. Dinheiro que está para ser investido em grande parte em novos compromissos. Tanto para as mudanças de pessoal.

A saída de Jude Bellingham também abriu uma vaga no conselho da equipe e o cargo de terceiro capitão. Conforme relatado pelo Ruhr Nachrichten, a posição no comitê de jogadores não deve ser simplesmente preenchida. O BVB planeja “transferir mais responsabilidade para o(s) jogador(es) que estiveram mais na segunda linha com efeito imediato”.

Nessa categoria se enquadra o goleiro Gregor Kobel, que brilhou entre as traves do BVB na última temporada e se saiu bem de forma consistente - salvo alguns erros. O técnico Edin Terzic também espera que outros dois jogadores assumam mais responsabilidades: Julian Brandt e Nico Schlotterbeck.

Julian Brandt prosperou sob o comando de Terzic e foi um dos artilheiros do Borussia na última temporada com nove gols. Seu desempenho foi tão convincente que o BVB o estendeu até 2026 - aparentemente com mais responsabilidade dentro da equipe.

Nico Schlotterbeck está apenas de preto e amarelo desde o verão de 2022, mas também foi contratado por causa de sua reputação de jogador de mentalidade. Isso agora deve ser cobrado e promovido ainda mais na próxima temporada.

No que toca à capitania, Gregor Kobel volta a entrar em jogo. Marco Reus e Mats Hummels (1º e 2º capitão) provavelmente iniciarão seu último ano de carreira. As qualidades de Marco Reus como capitão foram questionadas na última temporada. É possível que ele abra mão do cargo para poder se concentrar totalmente no esporte.

Emre Can, em particular caso consiga chegar a um acordo sobre uma extensão de contrato com o BVB, e Niklas Süle são negociados como outros candidatos ao cargo de capitão. As mudanças estão claramente em andamento no BVB. E não apenas no mercado de transferências.

Via Ruhr4