Texto por Colaborador: Redação 01/10/2025 - 18:00

O Borussia Dortmund garantiu sua primeira vitória na atual fase de liga da UEFA Champions League com uma goleada por 4 a 1 sobre o Athletic Bilbao, que agora está sem vencer nos últimos seis jogos (um empate e cinco derrotas).

Houve pouca ação ofensiva nos primeiros minutos, com apenas uma finalização fraca de Marcel Sabitzer da entrada da área sendo a única chance de nota para qualquer lado. Mas o Dortmund foi quem mais pressionou e abriu o placar aos 28 minutos com Daniel Svensson. O internacional sueco marcou seu primeiro gol na Champions com finalização precisa de primeira após excelente cruzamento de Karim Adeyemi, que havia sido acionado brilhantemente pela direita por Julian Ryerson.

## Dortmund dominou o primeiro tempo

A equipe de Niko Kovač esteve amplamente no controle, com Niklas Süle tendo duas chances em rápida sucessão. A primeira foi defendida por Unai Simón, antes dele mandar a segunda para fora. Foi uma atuação sólida sem ser espetacular para o time da Bundesliga contra um Athletic hesitante que mostrava cicatrizes de resultados ruins recentes, levando Ernesto Valverde a fazer três mudanças no intervalo para dar novo impulso à equipe.

No entanto, o Dortmund dobrou a vantagem apenas cinco minutos após o reinício, graças a Carney Chukwuemeka. O jogador de 21 anos marcou seu primeiro gol europeu ao final de excelente jogada coletiva, fazendo corrida sinuosa pela esquerda e vendo seu chute superar Simón no primeiro poste.

## Athletic reagiu mas não conseguiu virada

Dois dos substitutos do intervalo do Athletic então se combinaram para reduzir a diferença um minuto depois da marca dos 60, em show de horrores defensivo do ponto de vista do Dortmund. Nem Süle nem Waldemar Anton conseguiram cortar o cruzamento de Iñigo Ruiz de Galarreta após uma comédia de erros, e Gorka Guruzeta estava lá para punir as tentativas descuidadas com finalização clínica, seu primeiro gol na Champions.

Logo depois, Robert Navarro pensou ter completado uma virada notável com belo toque por cobertura sobre Kobel, mas foi negado pela bandeira do auxiliar. A tensão tomou conta das arquibancadas do Signal Iduna Park, especialmente quando Navarro passou perto do gol por um fio, mas o Dortmund colocou o jogo fora de alcance aos 82 minutos quando o chute de Marcel Sabitzer desviou em Serhou Guirassy, que marcou seu 16º gol em suas primeiras 20 aparições na Champions – marca igualada apenas por Roberto Soldado e Ruud van Nistelrooy, e superada apenas por Erling Haaland.

Ainda houve tempo para Julian Brandt adicionar o quarto com chute rasteiro no tempo adicional para concluir uma vitória enfática para os anfitriões.

O Dortmund agora perdeu apenas um de seus últimos 19 jogos em casa na Champions (12 vitórias e seis empates), enquanto esta derrota do Athletic significa que é a primeira vez que perdem quatro partidas europeias consecutivas, após começarem esta fase de liga da Champions com derrotas consecutivas.

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram