Texto por Colaborador: Redação 30/09/2025 - 02:00

O time feminino do Borussia Dortmund foi eliminado da primeira fase principal da Copa da Alemanha após perder por 2 a 0 para o Bayern de Munique. Apesar da postura defensiva compacta mantida por boa parte do confronto, as aurinegras não conseguiram conter Pernille Harder, que marcou os dois gols da partida. O Estádio Rote Erde registrou seu maior público em 52 anos, com 15.755 torcedores presentes.

O técnico Markus Högner havia anunciado previamente que a estratégia seria baseada em uma defesa sólida e alta disposição para correr. Para executar esse plano, promoveu três mudanças em relação ao último jogo da Regionalliga contra o Deutz: Frederike Kempe, Sara Ito e Ann-Sophie Vogel entraram nas vagas de Mia Böger, Noreen Günnewig e Ronja Leubner. Do outro lado, o treinador do Bayern, José Barcala, levou o duelo a sério e escalou diversas jogadoras da seleção nacional entre as titulares.

Desde o apito inicial, a partida teve a intensidade esperada por Högner. Sua equipe concentrou-se em um trabalho defensivo intenso e em contra-ataques pontuais. O time bávaro, da primeira divisão, teve as primeiras oportunidades, mas a goleira Laura van der Laan brilhou em várias intervenções, incluindo uma defesa nos primeiros segundos contra Pernille Harder. As jogadoras do BVB defenderam com determinação e pressionaram o adversário em alguns momentos.

Quando as bávaras conseguiam criar chances na fase inicial, era principalmente pelo lado esquerdo com Klara Bühl, que aos 17 minutos voltou a parar em van der Laan. Aos 27 minutos, porém, Pernille Harder superou a camisa 1 aurinegra para abrir o placar. Pouco antes, van der Laan havia se destacado em defesas de curta distância contra Alara e em um chute de longa distância de Caruso. Sete minutos mais tarde, a atacante Harder venceu o duelo pela segunda vez e ampliou para 2 a 0 após uma jogada individual na área das atuais campeãs. Diante do domínio de posse de bola do Bayern, o time feminino do BVB conseguiu algumas incursões ofensivas no primeiro tempo. Os cruzamentos de Vogel e Rita Schumacher aos 40 e 43 minutos, no entanto, não encontraram companheiras na área.

Após o intervalo, os espectadores no Estádio Rote Erde viram um começo mais corajoso das aurinegras. As arquibancadas lotadas criaram uma atmosfera eufórica à altura do jogo sob os holofotes. O volume aumentou ainda mais aos 59 minutos, quando o time feminino do BVB conseguiu um contra-ataque veloz após uma falta cobrada pelo Bayern. A rápida Jasmin Jabbes venceu o duelo de velocidade contra Carolin Simon após um passe em profundidade de Sara Ito pelo lado direito. O chute desviado passou raspando a trave.

Uma pausa para atendimento médico de Jenske Steenwijk, que se lesionou sem contato com adversárias e precisou ser substituída, causou uma interrupção mais longa da partida. Böger e Leubner substituíram Steenwijk e Schumacher aos 64 minutos.

Com a vantagem no placar, as defensoras do título trabalharam os ataques com mais calma, mas tornaram-se progressivamente menos cuidadosas, o que permitiu que as aurinegras chegassem ao ataque. Um cruzamento desviado de Ann-Sophie Vogel precisou ser afastado na linha por Giulia Gwinn. Na reta final, nenhuma das equipes conseguiu mais criar perigo real. Duas boas atuações defensivas garantiram um segundo tempo sem gols.

Nesta semana inglesa, o time feminino do BVB ainda tem dois compromissos pela Regionalliga West: já na sexta-feira (03/10), os portões do Rote Erde voltarão a se abrir para o jogo de recuperação contra o GSV Moers. Os ingressos para a partida em casa estão disponíveis na loja online. Após um dia de regeneração, no domingo (05/10), as Borussinnen viajam para Bielefeld no terceiro jogo da semana. 

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram