Texto por Colaborador: Redação 31/08/2023 - 01:09

Desde 2005, a DFB homenageia os melhores talentos do futebol alemão com a Medalha Fritz Walter. Na quarta-feira, a associação anunciou os vencedores da temporada 2022/23. A eleição deveria ter causado grande júbilo, especialmente nas fileiras do Borussia Dortmund. O BVB foi liberado duas vezes.

Na categoria Sub-17 (nascido em 2006), o jovem do BVB, Paris Brunner, venceu à frente de Noah Darvich (Barcelona desde o verão de 2023, anteriormente do Freiburg) e Assan Quedraogo do Schalke 04.

Brunner marcou 16 gols em apenas seis partidas na Bundesliga Sub-17 em 2022/23, e o jovem de 17 anos foi autorizado a jogar 24 vezes pelos Sub-19 do Dortmund (8 gols/2 assistências). Darvich liderou os Sub-17 da DFB ao Campeonato Europeu como capitão e recentemente mudou para o Barcelona e Quedraogo celebrou recentemente uma estreia profissional muito notada no Schalke 04.

"Estamos muito orgulhosos e felizes por Assan ter recebido a medalha pelos seus extraordinários feitos desportivos", comentou Peter Knäbel, membro da direção do S04, sobre o prémio do jovem jogador do Schalke. "Esta homenagem mostra o quão impressionante tem sido o seu caminho, que começou em Knappenschmiede, até agora. Tenho certeza de que todos nos divertiremos muito com Assan."

O título também vai para o BVB na categoria Sub-19 (nascido em 2004). Youssoufa Moukoko, que conquistou a medalha de ouro Fritz Walter da safra Sub-17 em 2021, venceu Brajan Gruda do 1. FSV Mainz 05 e Umut Tohumcu do TSG 1899 Hoffenheim.

"Estamos muito orgulhosos de que depois de Marc-Andre Kruska, Mario Götze, que venceu duas vezes, e Felix Passlack, dois jogadores tenham recebido novamente a medalha de ouro Fritz Walter por desempenhos especiais dentro e fora do campo - Youssoufa até pela segunda vez ambos os meninos mereceram o prêmio com suas atuações. Estamos muito orgulhosos de que tanto um vencedor do prêmio Sub-17 quanto um vencedor do prêmio Sub-19 venham do mesmo clube", disse Lars Ricken, diretor da academia de juniores do Borussia, ao "bvb.de".

Joti Chatzialexiou também dá a sua opinião no site da DFB: “Todos os seis rapazes impressionaram-nos, convenceram os seus treinadores e, o mais importante, tornaram os seus companheiros melhores. A nossa esperança é que todos os jogadores se estabeleçam no futebol profissional, tal como muitos dos seus antecessores fizeram. Eles provaram de forma impressionante, com as suas exibições, que têm potencial para o fazer."

E ainda: “Youssoufa, por exemplo, está no bom caminho para se firmar definitivamente numa equipa alemã de topo. Paris mostrou na Liga Juvenil e no Campeonato da Europa Sub-17 que pode fazer a diferença em grandes jogos”, disse um dos diretores das equipes da DFB.

 

Via Sport.de