Texto por Colaborador: Redação 18/09/2023 - 04:42

Depois de três rodadas, começa agora o momento desafiante para o Borussia Dortmund: Após a pausa internacional, foi a Freiburg (2:4) na quarta rodada, seguido do jogo fora de casa em Paris, início da nova temporada da Liga dos Campeões. As semanas cheias estão começando novamente. Alguns profissionais do BVB não terão folga até meados de outubro, quando se aproxima a próxima pausa internacional. Para os jogadores nacionais, porém, há muito estresse no horizonte. E para o clube há um problema com a emissora DAZN.

Antecedentes: Durante a próxima pausa internacional, a equipe da Alemanha viajará para os EUA - apenas um dia após seu retorno, o BVB jogará o jogo de sexta-feira contra o Werder Bremen (20 de outubro). Puro caos de compromissos para os auri-negros.

Conforme relata o Bild, o clube está agora agindo ativamente contra a nomeação. O diretor esportivo Sebastian Kehl teria entrado em contato com a DFL para verificar uma transferência. No entanto, a Liga Alemã de Futebol e a emissora DAZN se opõem.

A razão: a atribuição de direitos é conhecida. A Sky tem os jogos de sábado e a primeira escolha para o jogo principal da noite de sábado. Então o DAZN pode fazer os desejos para os jogos de sexta e domingo. É lógico que a escolha recaia sobre os clubes (tradicionais) com grande número de espectadores - e neste caso uma desvantagem para o BVB.

Segundo a reportagem, a emissora insiste no jogo na noite de sexta-feira. Um porta-voz da empresa disse ao Bild: “Não temos informações que sugiram que o jogo será adiado. Estamos planejando firmemente na sexta-feira.”

O BVB carece de argumentos. Embora os Pretos e Amarelos tenham sido o clube da Bundesliga que teve mais jogadores nacionais na seleção alemã durante a última pausa internacional - e o Bremen recentemente não teve nenhum - vários outros clubes da Bundesliga também fornecem jogadores. É por isso que uma troca – caso o DAZN ainda concorde – é improvável. Além do cancelamento do jogo de sexta-feira devido aos direitos já distribuídos. Principalmente porque o Borussia Dortmund também se beneficia do dinheiro da TV.

O clube agora está entendendo, embora ainda insatisfeito. Antes do jogo contra o Freiburg, o diretor desportivo Sebastian Kehl explicou: “No final das contas não há outra solução. Vamos jogar o jogo.” Certamente não é o ideal e o BVB estará em desvantagem. “Mas não vamos reclamar disso.”

Pelo menos o agendamento da partida internacional nos EUA em meio às operações da liga é questionável. Lothar Matthäus também já criticou a viagem intercontinental: “No que diz respeito à saúde dos jogadores, esta viagem é igualmente questionável para mim”.

O técnico do Dortmund, Edin Terzic, foi discreto sobre o assunto: “Não está nas mãos do treinador. (...) Vamos abordar esta tarefa de forma a usar tudo o que estiver ao nosso alcance para preparar os rapazes da melhor forma", explicou na conferência de imprensa antes do jogo fora de casa do BVB contra o Freiburg. No entanto, admitiu: “É lógico que teríamos preferido jogar aos sábados”.