Texto por Colaborador: Redação 02/10/2023 - 13:43

Apesar dos desempenhos abaixo do esperado, uma coisa é certa neste início de temporada auri-negro: o BVB não vai tirar nenhuma estrela do céu em termos de jogo. Mas também é claro que os resultados no futebol acabam por falar por si.

Por isso, quando Gregor Kobel diz em tom de brincadeira após a vitória por 3 a 1 sobre o Hoffenheim, na sexta-feira, que a equipe gostaria de "jogar um futebol ainda mais chato", não é coincidência. Nem quando Julian Ryerson fala ao  kicker: "Estamos invictos na liga". Há um incentivo para os pretos e amarelos de um lugar que não é necessariamente esperado.

"O que não consigo entender são as críticas contínuas ao desempenho do BVB. Se você é bem-sucedido, você é um time de ponta - e o Dortmund é bem-sucedido", escreve Stefan Effenberg em um artigo para o canal de TV Sport1. Em um passado recente, o ex-jogador ficou feliz por ser um dos críticos e, recentemente, até fez discretamente a questão da qualidade. O fato de os comentaristas às vezes segurarem a bandeira ao vento provavelmente faz parte do show business do futebol. Resta saber se Effenberg está ciente das estatísticas do BVB. O fato é que o BVB não só está invicto na atual temporada, como mencionado por Ryerson, como está invicto em toda a temporada desde abril.

A única derrota na Bundesliga no ano de 2023 foi, claro, amarga, pois ajudou a decidir o duelo pelo título com o Bayern. Desde então, no entanto, foram 14 jogos sem derrota no campeonato. O Dortmund não receberá um troféu pela série, mas ainda pode ser mencionado na avaliação das atuações da equipe de Edin Terzic. Afinal, nenhum time das cinco principais ligas da Europa consegue acompanhar: até mesmo o melhor time do mundo no momento, o Manchester City, perdeu mais um jogo do campeonato no fim de semana. O BVB não estava familiarizado com esse sentimento desde a pausa para a Copa do Mundo da temporada passada.

Maior sequência invicta no top 5 das ligas:

1. Borussia Dortmund, 14 jogos

2. Stade Rennes, 11

3. OGC Nice, 10

4. Arsenal, 8

= 4. FC Barcelona, 8

= 4. Tottenham Hotspur, 8

7. Bayern, 7

8. FC Bologna, 6

= 8. Bayer Leverkusen, 6

10. RB Leipzig, 5

(Via Transfermarkt)