Texto por Colaborador: Redação 25/05/2023 - 14:02

O Borussia Dortmund está prestes a conquistar seu primeiro título da Bundesliga desde 2012. Contra o Mainz 05, a conquista do título neste sábado deve ser aperfeiçoada. Para muitos profissionais, seria a primeira vez que lhes seria permitido segurar a taça nas mãos. O incentivo financeiro desempenha certamente apenas um papel menor.

No entanto, provavelmente não se deve cair na ilusão de que o fator dinheiro é completamente irrelevante. No final das contas, o futebol profissional também é um negócio em que todos os jogadores querem receber seu pedaço do bolo. No BVB, tudo já foi esclarecido com a equipe na preparação para o possível campeonato. Como relata o jornal Bild, os profissionais podem esperar um bônus de campeonato de cerca de 6 milhões de euros. Este seria dividido proporcionalmente entre todos os jogadores, distribuído proporcionalmente com base nos tempos de jogo.

Como resultado, jogadores frequentes como Jude Bellingham, Julian Brandt ou o goleiro Gregor Kobel provavelmente desfrutarão dos maiores bônus, com substitutos como Felix Passlack coletando significativamente menos. Não está claro como será tratado com jogadores que pertencem ao elenco profissional, mas não foram utilizados. Normalmente, há um valor mínimo que todos os jogadores recebem. No entanto, é improvável que o maior bônus de título do BVB seja arrecadado por quem estiver em campo.

De qualquer forma, o tabloide informa que Edin Terzic receberia até um pagamento especial de 1 milhão de euros se liderasse o Dortmund na linha de chegada no sábado. Uma coisa é certa: o clube paga todos os bônus do campeonato com absoluto gosto, porque a longa espera depois de 2012 chegaria ao fim. A motivação mais importante é o próprio título, como Terzic disse recentemente após a vitória no Augsburg: "A temporada terminará em sete dias. Então os caras, que ganham um bom dinheiro, podem comprar o que quiserem: o próximo carro, a próxima casa, as próximas férias. Mas não dá para comprar esse momento", disse o treinador cheio de pathos. (Via Fussball.news)