Texto por Colaborador: Redação 10/01/2023 - 14:41

O Borussia Dortmund venceu o primeiro jogo-teste do campo de treinamento em Marbella nesta terça-feira por 5:1. Passlack, Adeyemi, Schlotterbeck e Malen marcaram. Sebastien Haller jogou pouco menos de 17 minutos e fez sua primeira aparição pelo BVB.

Pela primeira vez após o diagnóstico de câncer e, portanto, pela primeira vez após sua transferência, Sebastien Haller estava na equipe do Borussia Dortmund. O atacante primeiro sentou-se no banco. O técnico do BVB, Edin Terzic, mandou seu onze inicial para o campo no habitual sistema 4-2-3-1. No meio-campo defensivo, o retornado Mo Dahoud jogou ao lado de Jude Bellingham. O capitão Marco Reus também retornou após a interrupção da lesão. Youssoufa Moukoko ocupou o centro do ataque.

A partida, que foi disputada no campo de treinamento em Marbella, começou rapidamente. Aos dois minutos, Michael Karbownik apareceu sozinho na frente de Gregor Kobel, que colocou a mão na bola. Três minutos depois, a bola estava do lado oposto no gol: Marco Reus havia colocado os dezesseis no fundo da defesa. Primeiro, um remate de Raphael Guerreiro foi bloqueado, mas Félix Passlack conseguiu com o remate que se seguiu e marcou para fazer o 1-0. No entanto, isso não durou muito: após uma falta de Thorgan Hazard, o árbitro decidiu por um pênalti, de modo que Dawid Kownacki conseguiu empatar em 1:1 (7.). E a sorte quase saiu na frente, porque depois de uma perda de bola do Borussia no meio-campo, Kownacki queria superar Kobel em pé na frente de seu próprio gol de sua própria metade. Mas o goleiro do Dortmund correu de volta no tempo e só chegou à bola (10º).

Depois disso, o jogo se acalmou um pouco. Como resultado, o BVB teve mais do jogo e empurrou a sorte para sua própria metade, mas muitas vezes não encontrou nenhuma lacuna em seus ataques. Aos 25 minutos, Reus passou após uma combinação com Hazard na grande área, mas nenhum companheiro de equipe estava bem posicionado. Cinco minutos depois, Bellingham esperou a bola no segundo poste, mas colocou-a ao lado do poste. No entanto, o médio esteve então envolvido na vantagem de 2-1 quando cruzou à linha dos cinco metros e Karim Adeyemi conseguiu empurrar a bola por cima da linha (32.º).

No segundo tempo, Terzic mudou seu onze para nove posições, apenas Niklas Süle e Moukoko permaneceram em campo. O suplente Donyell Malen só acertou na parede com um livre (52.º) e Jordy de Wijs, do outro lado, não conseguiu usar um livre (58.º). Um minuto depois, Jorrit Hendrix teve a próxima oportunidade para a sorte com um remate de longa distância, mas fixou-a demasiado alto. O segundo tempo não chegou perto da intensidade do primeiro, as chances de gol foram escassas.

Aos 74 minutos, houve um ponto alto emocional quando Sebastien Haller entrou no lugar de Moukoko e entrou em campo sob aplausos. Meio ano depois de sua transferência, ele chegou ao primeiro uso em preto e amarelo.

Um minuto depois, Giovanni Reyna falhou com uma cobrança de falta direta de 25 metros para o goleiro Kastenmeier, do Düsseldorf. Posteriormente, no entanto, os Borussianos erraram o resultado: depois de Julian Brandt ter vencido bem no lado esquerdo, Schlotterbeck marcou para 3:1 (81.). E pouco antes do fim, Malen encaixou um duplo lance: após uma assistência de Meunier, o jogador ofensivo apareceu sozinho na frente de Kastenmeier e marcou aos 82 minutos para fazer o 4-1. Dois minutos antes do apito final, Malen fez o 5-1 com um remate para canto longo.

Na sexta-feira, 13.1., o BVB jogará a segunda partida de teste como parte do training camp. O adversário é o FC Basel, às 15h30.

BVB 1º tempo: Kobel – Passlack, Süle, Hummels, Guerreiro – Dahoud, Bellingham – Adeyemi, Reus, Hazard – Moukoko.

BVB 2.ºtempo: Meyer – Meunier, Schlotterbeck, Süle (62.º Can), Rothe – Brandt, Özcan – Wolf, Reyna, Malen – Moukoko (74.º Haller).

Gols: 1:0 Passlack (5.), 1:1 Kownacki (7./FE), 2:1 Adeyemi (32.), 3:1 Schlotterbeck (81.), 4:1 Malen (86.), 5:1 Malen (88.)