Texto por Colaborador: 17/02/2022 -

Boas notícias para BVB, FC Bayern e Co.: Mais de dois anos após o primeiro jogo fantasma na Bundesliga, o esporte está novamente com casa cheia.

De acordo com a decisão dos governos federal e estadual na quarta-feira, todas as medidas de proteção de longo alcance contra o Covid devem ser retiradas a partir de 20 de março.

Isso também se aplica - embora ainda em função da situação de pandemia - às restrições à entrada de espectadores.

"Na maioria das vezes dificilmente haverá restrições", disse o chanceler Olaf Scholz (SPD), que enfatizou que "medidas básicas de proteção como opção" devem continuar sendo mantidas.

O “pico” da pandemia provavelmente foi atingido

A partir de 4 de março, significativamente mais torcedores do que antes serão permitidos em estádios e salões da república. A decisão prevê grandes eventos nacionais ao ar livre com até 25.000 espectadores com uma utilização máxima de 75 por cento da capacidade total. Um máximo de 6.000 espectadores podem ser admitidos em salas com uma taxa de ocupação máxima de 60 por cento.

"Podemos olhar para o futuro com mais confiança do que nas últimas semanas", disse Scholz. O “pico” da pandemia provavelmente foi atingido. "Muitos cidadãos são como eu", disse o chanceler. "De alguma forma, depois desses longos dois anos, nós merecemos melhorar novamente." A última rodada da Bundesliga com estádios cheios foi disputada de 6 a 8 de março de 2020.

Um dos primeiros grandes eventos esportivos diante de uma equipe possivelmente completa é a partida-teste da seleção alemã de futebol em 26 de março em Sinsheim contra Israel. A Bundesliga fará uma pausa para jogos internacionais no final de março.

"Proteção básica" ainda necessária

O país está em uma nova fase da pandemia, disse o primeiro-ministro da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst (CDU), que atualmente é presidente da Conferência dos Primeiros-Ministros (MPK). “Se o Bundestag não agir ativamente, todas as medidas de proteção expirarão em 20 de março.” A pandemia não se baseia no calendário.

Portanto, nem todas as medidas devem ser lançadas ao mar. "Todos os países concordam, portanto, que precisamos de proteção básica para garantir as aberturas." Isso incluiu a obrigação de usar máscaras, conceitos de higiene, testes e regras de distanciamento.

Desde o início da pandemia, os clubes esportivos enfrentam restrições às vezes significativas para os espectadores. Durante meses, apenas jogos fantasmas foram possíveis e, após uma decisão dos chefes da chancelaria estadual, até 10.000 espectadores foram autorizados a sair novamente. Em alguns estádios da Bundesliga, já havia 15.000 torcedores novamente após as aprovações nos respectivos países também terem sido efetivadas.

Os espectadores não vão se reunir em todos os lugares novamente

As organizações guarda-chuva dos vários esportes haviam defendido com veemência novas etapas de abertura.

Donata Hopfen, a nova diretora-gerente da Liga Alemã de Futebol, já havia divulgado números alarmantes de que as perdas do clube na pandemia podem aumentar para 1,3 bilhão de euros.

Em alguns casos, a renda dos espectadores é vital para a sobrevivência dos clubes - especialmente em outras áreas que não o futebol.

Em todos os esportes, também será uma questão de saber se os torcedores realmente se reunirão aos locais novamente imediatamente, caso seja permitido novamente. "Isso não será feito com um estalar de dedos. Os espectadores não estarão chegando em todos os lugares novamente. Teremos que fazer algumas reformulações em um ponto ou outro", disse Frank Bohmann, diretor administrativo da Bundesliga de Handebol. .

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram