O Borussia Dortmund cumpriu uma missão obrigatória na Bundesliga com uma vitória por 3-1 sobre o Arminia Bielefeld no sábado e continua a ser o primeiro adversário do Bayern. Muito poucos comentaristas confiam no BVB para enfrentar os campeões de toda a temporada. Em vez disso, tudo aponta para um décimo título consecutivo. Karl-Heinz Rummenigge explica por que Dortmund também desempenhou um papel nisso.
Na opinião do CEO de longa data, 2012 representou uma virada importante para Munique. "O Dortmund se tornou campeão e arrebatou a Copa DFB de nós, perdemos a 'final em casa'. Houve um certo choque", disse Rummenigge no domingo no Bild ao vivo . Obviamente, o Bayern tirou as conclusões certas. Desde 2012, todos os títulos do campeonato chegam a Munique, e o clube também venceu a Liga dos Campeões duas vezes.
"Nos últimos anos, estivemos sempre entre os três melhores clubes da Europa. O futebol era para ser apreciado recentemente", disse Rummenigge com orgulho. O fato de o BVB ter uma certa participação nisso também é uma opinião aceita em Dortmund. Hans-Joachim Watzke, por exemplo, usa as transferências de Mario Götze e Robert Lewandowski para explicar como o Bayern sistematicamente enfraqueceu seu rival. Enquanto isso, Rummenigge também culpa um processo que foi há muito tempo.
“Em 2008 houve propostas muito altas para Franck Ribery, da Espanha e da Inglaterra. Essas seriam de longe as mais altas somas de transferências do futebol mundial”, lembra. O francês só veio a Munique em 2007 e conquistou o coração dos fãs. "Discutimos por muito tempo se você poderia recusar tanto dinheiro. No final decidimos: Não vamos fazer isso porque não estamos vendendo um jogador que é muito importante para nós." Ribery continuou a ser um dos jogadores mais importantes na era do sucesso de Munique, que também sobreviveu ao Bayern.