Texto por Colaborador: Redação 01/08/2025 - 02:00

Em cinco anos no Borussia Dortmund, Emre Can passou por seis treinadores diferentes. Mas nenhuma demissão o impactou tanto quanto a de Nuri Sahin na temporada passada.

"A saída do Nuri foi pesada. Doeu. E doeu em todos no clube", revelou o atual capitão aurinegro em entrevista à revista "11Freunde".

Despedida emocionante na Itália

O último jogo de Sahin no comando do BVB foi a derrota por 2 a 1 para o Bologna, pela fase de liga da Champions League. Logo após o apito final, o destino do ex-jogador já estava selado.

"Nós, como equipe, nos sentimos culpados após o jogo em Bologna. Alguns jogadores ainda dedicaram algumas palavras a ele na despedida no vestiário. Eu também", contou Can. "Isso não é óbvio e mostra o prestígio que Nuri tinha no vestiário. Todos concordávamos: nós, como time, tínhamos falhado. Não ele."

Derrota em Kiel como divisor de águas

Segundo Can, o "ponto de ruptura" na situação de Sahin foi a goleada sofrida por 4 a 2 para o Holstein Kiel em janeiro. "Tivemos problemas após a pausa de inverno para juntar até onze jogadores. Uma onda de doenças nos derrubou."

O capitão de 31 anos detalhou as dificuldades enfrentadas naquele período: "Julian Ryerson jogou na zaga pela primeira vez na vida. Marcel Sabitzer correu por semanas com as costas machucadas. Corremos pelo campo em Kiel como zumbis, alguns ainda com febre."

Reação desproporcional

Para Can, a derrota foi superdimensionada pela direção do clube. "Parecia que o mundo tinha acabado. Mas tínhamos apenas perdido um jogo da Bundesliga sob condições muito, muito difíceis."

O meio-campista assumiu a responsabilidade coletiva pelo fracasso: "No final, deixamos Sahin na mão. Mas tenho certeza: ele seguirá seu caminho."

Novo estilo com Kovac

Sobre o sucessor Niko Kovac, Can elogiou a mudança de abordagem: "É da escola antiga, gosto disso. Temos que formar linhas retas no aquecimento. Com ele, cada segundo conta. Quem chega atrasado, paga."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram