O Borussia Dortmund encara uma missão quase impossível nesta terça-feira (16), diante do Barcelona, no Signal Iduna Park, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Após a derrota por 4 a 0 no Camp Nou, o time alemão precisa de uma vitória por quatro gols para forçar a prorrogação — algo inédito em sua história nas competições europeias.
Apesar do cenário desfavorável, o retrospecto do Dortmund em casa dá algum alento: o clube perdeu apenas um dos últimos 17 jogos como mandante na Champions, com dez vitórias, seis empates e uma impressionante diferença de gols de 34 a 10. Em apenas seis dessas partidas sofreu gols.
Por outro lado, o Barcelona atravessa excelente fase fora de casa: está invicto há 15 partidas como visitante em todas as competições desde novembro de 2024, somando 12 vitórias e três empates.
Os dois times se enfrentaram recentemente em Dortmund, há quatro meses, na fase de grupos. Na ocasião, o Barça venceu por 3 a 2 em um duelo emocionante. Guirassy marcou duas vezes para os alemães, enquanto Raphinha e Torres (duas vezes) garantiram o triunfo catalão diante de 81.365 torcedores no estádio lotado.
Histórico e dados curiosos
O Borussia Dortmund superou desvantagens em oito das 19 vezes em que perdeu a partida de ida fora de casa por competições da UEFA, incluindo uma virada na temporada passada contra o Atlético de Madrid. No entanto, o clube nunca conseguiu reverter uma desvantagem de quatro gols — seu maior feito até hoje foi superar dois gols de déficit.
O Barcelona, por sua vez, venceu 14 de 21 confrontos eliminatórios contra clubes alemães. Sempre que venceu o jogo de ida em casa, como nesta temporada, os catalães avançaram em 38 de 43 oportunidades.
O histórico mostra que a tarefa do BVB é das mais complicadas, mas não impossíveis. E no Signal Iduna Park, onde tantas noites mágicas já aconteceram, a equipe alemã tentará escrever mais um capítulo inesquecível em sua história europeia.