Texto por Colaborador: Redação 13/09/2024 - 17:32

O Borussia Dortmund venceu o Heidenheim nesta sexta-feira por 4 a 2 em um jogo movimentado pela 3° rodada da Bundesliga.

81.365 espectadores no esgotado Signal Iduna ParK viram um determinado BVB, que já havia feito 2 a 0 aos 16 minutos com gols de Donyell Malen e Karim Adeyemi. A resposta ao gol de Marvin Pieringer aos 39 minutos levou menos de 120 segundos: Adeyemi marcou o placar de 3 a 1 no intervalo com seu segundo gol. Após o intervalo, o BVB esteve perto de marcar o quarto gol várias vezes, mas teve que sofrer um segundo gol de pênalti: a um quarto de hora do fim, a partida estava aberta novamente em 3 a 2. Mas nos acréscimos, Emre Can converteu um pênalti para fazer 4 a 2.

O time de Nuri Şahin começou forte, abrindo 2 a 0 com gols de Malen e Adeyemi. O Heidenheim reagiu, diminuindo com Pieringer e Breunig, mas o BVB controlou o jogo e ampliou no final com um pênalti convertido por Emre Can. Com a vitória, o Dortmund assumiu provisoriamente a liderança da competição, mantendo a invencibilidade, enquanto o adversário segue em uma surpreendente segunda colocação.

O Borussia começou o jogo de forma avassaladora, pressionando o adversário desde o início. Aos cinco minutos, Gross quase abriu o placar, mas chutou para fora. Pouco tempo depois, Donyell Malen girou em cima da marcação e finalizou rasteiro para marcar o primeiro gol aos 10 minutos, após passe de Karim Adeyemi.

O time auri-negro continuou pressionando, e o segundo gol veio logo aos 15 minutos, quando Adeyemi recebeu passe preciso de Julian Brandt e chutou no contrapé do goleiro Müller, ampliando a vantagem. O Heidenheim, apesar de estar sob pressão, mostrou resistência e conseguiu descontar ainda no primeiro tempo. Aos 39 minutos, Traoré fez um bom cruzamento da direita, e Pieringer cabeceou no canto para diminuir a diferença, deixando o placar em 2 a 1.

No entanto, o BVB respondeu rapidamente. Malen fez um corta-luz inteligente na área, deixando Adeyemi livre para marcar o terceiro gol dos aurinegros, seu segundo na partida, pouco antes do intervalo.

Na segunda etapa, o BVB adotou uma postura mais defensiva, buscando explorar os contra-ataques. Sabitzer chegou a marcar o quarto gol, mas o VAR anulou o lance por um toque de mão no início da jogada. Aos 28 minutos, o Heidenheim voltou a ameaçar. Kaufmann foi derrubado por Süle na área, e Breunig converteu o pênalti, diminuindo para 3 a 2.

O Heidenheim pressionou em busca do empate, mas no final do jogo, um erro defensivo selou o destino da partida. Traoré colocou a mão na bola dentro da área, resultando em um pênalti para o Dortmund. Emre Can cobrou com segurança, chutando rasteiro no meio do gol e encerrando o placar em 4 a 2, garantindo a liderança provisória para o Borussia.

A primeira "semana inglesa" está chegando: na quarta-feira o BVB estreia fora de casa na Champions League diante do campeão belga Club Brugge, e no próximo domingo está agendado o confronto diante do Stuttgart.

BORUSSIA DORTMUND 4x2 HEIDENHEIM

Bor. Dortmund: Kobel – Ryerson, Anton, Süle, Bensebaini (72. Couto) – Nmecha, Groß – Adeyemi (78. Gittens), Brandt (78. Can), Malen (59. Sabitzer) – Guirassy (72. Beier)

Heidenheim: Müller – Traoré, Mainka, Gimber, Föhrenbach – Schöppner, Maloney (86. Honsak) – Beck (46. Conteh), Wanner (68. Breunig), Scienza (68. Dorsch) – Pieringer (68. Kaufmann)

Gols: 1:0 Malen (11., Adeyemi), 2:0 Adeyemi (17., Brandt), 2:1 Pieringer (39., Traoré), 3:1 Adeyemi (41., Ryerson), 3:2 Breunig (74., Foulelfmeter, Süle an Kaufmann), 4:2 Can (90., Handelfmeter, Traoré)