Uma sequência de gols em cinco minutos levou o Borussia Dortmund à vitória por 3 a 1 sobre o Wolfsburg na última partida da Bundesliga de 2024, com o Die Schwarzgelben registrando sua 16ª vitória nos últimos 20 confrontos diretos.
Houve duas mudanças em relação ao jogo contra o Hoffenheim há uma semana: Julian Brandt e Donyell Malen começaram no lugar de Yan Couto e Giovanni Reyna. Aliás, foi o mesmo onze inicial do dia 29 de outubro na Copa DFB, quando o BVB teve que admitir a derrota por 0 a 1 aos 120 minutos. Brandt estava de volta depois de perder quatro jogos oficiais, nenhum dos quais o Borussia venceu. O lesionado Marcel Sabitzer estava ausente, assim como Niklas Süle, Julian Ryerson e Kjell Wätjen, que esteve com a bola pelos Sub-23 no sábado.
Os visitantes aplicaram bastante pressão nos estágios iniciais com Julian Brandt mandando seu esforço por cima depois que Maximilian Beier tocou no cruzamento de Donyell Malen. O Wolfsburg teve seus próprios momentos, e um cabeceio corajoso de Ramy Bensebaini foi necessário para parar a tentativa de chute de bicicleta de Mohamed Amoura. Mesmo assim, o Dortmund permaneceu em grande parte no topo sem capitalizar, já que Brandt e Serhou Guirassy erraram o alvo de posições promissoras.
O Dortmund foi imparável quando abriu o placar, quando o escanteio de Bensebaini encontrou Malen em espaço para o holandês marcar sua primeira partida como titular em cinco partidas em todas as competições com um gol. Brandt então passou a bola para Beier chutar na trave com a parte externa da chuteira, antes de Beier retribuir o favor escolhendo Brandt que sem esforço chutou a bola para o canto inferior para o terceiro gol de seu time em apenas cinco minutos. O cabeceio de Mattias Svanberg resultou em uma defesa instintiva de Gregor Kobel do outro lado, embora o Dortmund tenha permanecido dominante indo para o intervalo.
Ralph Hasenhüttl respondeu com uma dupla mudança de ataque antes do reinício, e Lukas Nmecha foi lançado cinco minutos após sua introdução, mas foi enganado por Kobel. Amoura também desperdiçou uma oportunidade ao chutar por cima do travessão, mas Die Wölfe continuou avançando e conseguiu seu gol antes da marca de uma hora, com Denis Vavro subindo autoritariamente para cabecear o escanteio de Maximilian Arnold. Já inquieto, o Dortmund então caiu para 10 homens quando Pascal Groß derrubou Nmecha enquanto ele corria.
Ondas de pressão se seguiram, mas Kobel espalmou o chute venenoso de Arnold de longe, enquanto o Dortmund finalmente conquistou sua primeira vitória fora de casa na Bundesliga da temporada na sétima tentativa, ao mesmo tempo em que encerrou sua sequência de cinco jogos sem vitórias em todas as competições.
FICHA
VfL Wolfsburg: Grabara – Fischer (46. Tiago Tomas), Vavro, Koulierakis – Baku, Arnold, Maehle (86. Kaminski) – Svanberg (46. L. Nmecha), Gerhardt (75. Özcan) – Wind, Amoura (86. Wimmer)
Bor. Dortmund: Kobel – Groß, Can, Schlotterbeck, Bensebaini – F. Nmecha – Beier (75. Couto), Brandt (86. Reyna) – Malen (64. Anton), Guirassy, Gittens (86. Adeyemi)
Gols: 0:1 Malen (25., Bensebaini), 0:2 Beier (28º, Brandt), 0:3 Brandt (30º, Beier), 1:3 Vavro (58º, Arnold)