O Borussia Dortmund enfrentará o RB Leipzig na Bundesliga neste sábado e alguns dias depois na final da Copa DFB. Os saxões atualmente têm pelo menos chances teóricas de vencer o campeonato e estão buscando seu primeiro título no futebol profissional em Berlim. Para Michael Zorc, no entanto, não se trata da eterna questão da segunda força por trás do Bayern. "Honestamente, a questão está lentamente se tornando um pouco irritante", disse o diretor de esportes nesta quinta-feira. "Não sei se você deve medir sempre a primeira, segunda ou terceira força com base em alguns meses. Temos a tabela para isso", disse Zorc.
Na tabela, o RB Leipzig está nove pontos à frente do Borussia Dortmund. No entanto, o BVB é geralmente considerada a segunda força principalmente por causa de seu carisma popular, não necessariamente por causa dos resultados esportivos de curto prazo.
"Para nós, esta comparação é para manter a nossa elegibilidade para as vagas da Champions League. A outra coisa é irritante", diz Zorc. O BVB não consegue mais entrar no top 4 da tabela da Bundesliga sozinho, mas conta com o apoio da competição, que deve tirar pontos do Wolfsburg e do Eintracht Frankfurt. O vice-campeonato, que geralmente é esperado antes da temporada, terá de deixar Dortmund para os Saxões.
“Geralmente um bom trabalho é feito em Leipzig, eles têm uma experiência muito boa com bons pré-requisitos para fazê-lo de uma forma esportiva”, explica Zorc. É bem sabido que o RB é tão impopular com quase nenhuma base de fãs quanto o do BVB. No passado, os dirigentes também gostavam de enviar flechas envenenadas para a Alemanha Oriental. Por exemplo, não será esquecido como Hans-Joachim Watzke falou em 2016 sobre "jogar futebol para fazer uma lata de bebida" em Leipzig. O que se quer dizer é o grupo Red Bull em segundo plano, o que tornou possível a subida íngreme do clube.