Texto por Colaborador: Redação 08/09/2023 - 12:09

Thomas Meunier provavelmente não terá mais um papel importante no Borussia Dortmund. Em termos de largura, o plantel não está muito abastecido. O BVB agiu tarde demais?

O BVB trouxe Thomas Meunier para uma transferência gratuita do Paris Saint-Germain. A médio prazo, o belga deveria assumir a posição da lenda do clube Lukasz Piszczek no lado direito da defesa. Três anos depois, pode-se resumir: o belga só era confiável em sua suscetibilidade a lesões.

Com isso, os dirigentes buscaram a separação do jogador de 31 anos um ano antes do fim de seu contrato. Meunier foi ligado a um retorno ao FC Brugge. No entanto, como a janela de transferências belga fechou na noite de ontem para hoje, um retorno não é mais possível.

Em suma, pode-se dizer que o vice-campeão alemão não cortou um bom número durante o verão. Antes mesmo do início do período de transferências, já estava claro que o astro Jude Bellingham (20) deixaria o clube da Bundesliga por incríveis 103 milhões de euros rumo à Espanha. Assim, o Dortmund realmente teve tempo suficiente para montar o elenco de forma competitiva. O diretor esportivo Sebastian Kehl e companhia fizeram um bom trabalho?

A lacuna de Bellingham será preenchida pela dupla Marcel Sabitzer (29) e Felix Nmecha (22). Sabitzer, que não teve um papel significativo no Bayern, estava explodindo de autoconfiança na pré-temporada. Nas três primeiras rodadas, porém, o austríaco - tal como toda a equipe - apresentou-se em fraca forma, não deu ao meio-campo do Borussia a estrutura e estabilidade desejadas. O muito mais jovem Nmecha, que veio do Wolfsburg por 30 milhões, lembra Bellingham com suas instalações, mas ainda mostra muito raramente o que pode fazer.

O Dortmund precisaria de reforços com mais urgência na parte defensiva. Uma lacuna óbvia no plantel continua por preencher. Com Nico Schlotterbeck (23), Niklas Süle (28) e Mats Hummels (34), o técnico Edin Terzic tem à disposição apenas três zagueiros experientes com experiência na Bundesliga. Os pretos e amarelos já estavam acertados com Armel Bella-Kotchap (21), mas o empréstimo não se concretizou.

Resumindo as transferências do ambicioso clube, pode-se tirar uma conclusão preocupante. Parece que os borussianos descansaram um pouco dos milhões de Bellingham. O arranque da Bundesliga com cinco pontos em três jogos frente ao Colônia (1-1), Bochum (0-1) e FC Heidenheim (1-1) ilustra as deficiências qualitativas do plantel. Talvez o Dortmund tivesse se beneficiado de um ou dois negócios fora da liga – especialmente tendo em vista a concorrência de Leipzig e Leverkusen, que atualmente são os maiores perseguidores do Bayern neste ano. (Via fussballtransfers)