Texto por Colaborador: Redação 08/03/2024 - 16:38

Antes do que deve ser uma janela de transferências de verão muito movimentada para o Borussia Dortmund daqui a alguns meses, começaram a surgir relatos de que o clube pode estar interessado em reforçar seu meio-campo. Alan Varela, do Porto, tem sido apontado como possível alvo.

O argentino joga predominantemente como volante. Ele se mudou inicialmente para o Porto há quase um ano, na janela de transferências de verão anterior, do Boca Juniors, por oito milhões de euros.

Varela tem impressionado pela equipa portuguesa com a sua qualidade em termos de passe e visão global. Sua precisão de passe está em 88,4% no ano, destacando sua capacidade de se conectar com seus companheiros em campo. Claro que também não tem sido desleixado defensivamente, com o argentino a destacar-se em termos de jogo de abordagem agressiva e capacidade de recuperar a bola; todas as qualidades que supostamente chamaram a atenção do Dortmund, entre outras.

Ao lado de Dortmund, Liverpool e PSG parecem interessados em fazer uma transferência pelo jogador, o que, na verdade, coloca um freio no quão concreto o interesse do Dortmund poderia ser nos serviços do jogador. Uma cláusula de liberação de 70 milhões de euros também atrapalha o Dortmund conseguir fazer uma transferência pelo jogador, o que realmente o coloca em uma faixa que provavelmente é alta demais para o clube alcançar, a menos que o Porto esteja disposto a negociar, e o próprio jogador esteja convencido de se juntar ao Dortmund.

A adição de mais um médio de Varela, ou qualidade equivalente, teria de fazer com que o clube abrisse espaço nas suas fileiras com a venda de nomes como Emre Can ou Salih Özcan. Com Can como atual capitão do clube, é improvável que o Dortmund tente transferi-lo, e Özcan manteve mais de uma vez sua intenção de permanecer no Dortmund, apesar do interesse de outros clubes.

Os fundos do Dortmund podem ver algum lucro de sua classificação para o Mundial de Clubes da Fifa de 2025, que há rumores de que trará a cada clube participante 50 milhões de euros. Dito isso, parece muito improvável que o clube gaste todo esse dinheiro em um jogador, em vez de distribuí-lo de acordo com várias posições. (Via BVB Buzz)