Texto por Colaborador: 21/08/2021 -

O Borussia Dortmund perdeu o primeiro jogo fora da nova temporada. Pela 2ª rodada da Bundesliga, o BVB teve uma atuação sofrível e caiu por 1: 2 (0: 1) para o Freiburg.

No início de cada uma das duas etapas, os donos da casa jogaram no erro auri-negro, que mesmo com mais de 75% de posse de bola não conseguiu demonstrar nenhuma imaginação, impondo ao Dortmund a segunda derrota consecutiva em poucos dias.

Com Marco Rose só fazendo uma alteração após o 1: 3 na Supertaça contra o FC Bayern: Malen começou por Moukoko e assim fez sua estreia em Dortmund.

Os primeiros minutos no Freiburg Dreisamstadion foram do BVB, que se viu logo atrás: Passlack fez falta em Höfler desnecessariamente, e Grifo rematou no ângulo.

O Dortmund continuou a definir o tom, mas continuou cometendo alguns erros defensivamente. No entanto, Haaland (14) e novamente Bellingham, que cabeceou no poste (aos 32), tiveram chances suficientes para empatar.

Mas os donos da casa continuaram perigosos, mesmo que não pudesse usar os muitos erros da equipe defensiva do BVB para marcar o segundo gol antes do intervalo. Schlotterbeck (30º) e sobretudo Jeong (33º) tinham o 2-0 na cabeça (Schlotterbeck) ou no pé (Jeong). Quanto mais durou o jogo, mais desesperados e sem imaginação foram os ataques do BVB, em que Guerreiro estreou nesta temporada após a saída de Schulz aos 38 minutos.

Ambas as equipes começaram o segundo tempo sem mais mudanças. E nada mudou no jogo ao nível dos olhos também. O BVB trabalhou alguns escanteios - mas voltou a sofrer um gol cedo: Bellingham perdeu a bola para Höfler, que trocou rapidamente e, através de Jeong e Höler, o cabedal caiu sobre Sallai, que não deu hipóteses a Kobel (53º). Mas, novamente, o BVB não ficou chocado - desta vez, foi até capaz de contra-atacar. O flanco de Passlack acidentalmente empurrou Keitel do Freiburg sobre sua própria linha (59º).

Todavia, mesmo ainda tendo meia hora para empatar, o BVB continuou a lutar. Também porque Haaland não era visto há muito tempo e quando o fazia, às vezes perdia miseravelmente suas chances (68º). O BVB foi avançando aos poucos, mas as oportunidades realmente grandes ficaram longe por um longo tempo, e as novas trocas e mais de 75% de posse de bola não mudaram nada.

O Freiburg trouxe o resultado sem o maior tremor ao longo do tempo, porque o BVB simplesmente não entrou na área de forma perigosa. Dortmund sofreu a primeira derrota no campeonato sob o comando do novo técnico Marco Rose.

FICHA - SC FREIBURG – BORUSSIA DORTMUND 2:1 (1:0)

SC Freiburg: Flekken – Schmid (71. Haberer), Lienhart, N. Schlotterbeck, Günter – Sallai (71. Schade), Keitel (86. Eggestein), Höfler, Grifo (84. Kübler) – Jeong – Höler (71. Demirovic)

Bor. Dortmund: Kobel – Passlack (79. Can), Witsel (79. Hummels), Akanji, Schulz (38. Guerreiro) – Dahoud – Bellingham, Reyna (69. Brandt) – Reus – Malen (79. Moukoko), Haaland

Gols: 1:0 Grifo (6., dir. Freistoß), 2:0 Sallai (52., Höler), 2:1 Keitel (59., Eigentor, Passlack)